OSPB encerra semestre com homenagem ao maestro Eleazar de Carvalho e participação de Isabel Barbosa e Raiff Dantas
Em uma das últimas apresentações no Brasil, a cantora de ópera Isabel Barbosa sente-se orgulhosa em poder fazer parte desta homenagem.
A Orquestra Sinfônica da Paraíba encerra o primeiro semestre da temporada 2012 com um concerto especial em homenagem ao centenário de nascimento do maestro Eleazar de Carvalho, comemorado no dia 28 de julho. O cearense, que se tornou uma das maiores referências da regência brasileira, esteve à frente da OSPB em uma das épocas mais marcantes da Sinfônica, segundo os próprios músicos. "Tocar sob a regência do maestro Eleazar foi um dos momentos mais inesquecíveis de minha carreira e também da OSPB. Com ele, estreamos várias obras grandiosas na Paraíba”, lembra a violinista Alaurinda Padilha, que há trinta anos faz parte da OSPB.
Para homenagear o mestre, uma celebração será realizada pela Funesc, nesta quinta-feira (5), na Igreja de São Francisco. Segundo a presidente da Fundação, Lu Maia, a data não poderia passar em branco. "Para a Funesc, o centenário de Eleazar de Carvalho é uma data de extrema relevância. Apesar de não ser paraibano, ele deu uma enorme contribuição à OSPB, sendo um dos responsáveis por projetá-la no circuito das grandes orquestras. Por isso, fizemos questão de levar esse concerto para um lugar especial, a Igreja de São Francisco, por meio de uma parceria com o Centro Cultural São Francisco”, conta Lu Maia.
A OSPB terá como convidados a soprano paraibana Isabel Barbosa, que emprestará sua voz para árias de Mozart, Strauss e outros compositores eruditos. De volta à Paraíba e a sua cidade natal, o violoncelista Raiff Dantas Barreto também se apresenta na noite festiva junto à OSPB. O espetáculo, que será regido pelo maestro titular da Sinfônica, Alex Klein, começa às 20h e a entrada é gratuita.
Em uma das últimas apresentações no Brasil, a cantora de ópera Isabel Barbosa sente-se orgulhosa em poder fazer parte desta homenagem. "Para mim é uma honra poder participar de um evento dessa importância histórica e cultural. Eu tenho motivos maiores para estar tão emocionada. Foi com o próprio Eleazar de Carvalho que eu debutei no canto lírico, junto a Orquestra Sinfônica da Paraíba, cantando a ária "Vesperaes Solennes di Confessore”, de Mozart”, recorda Isabel.
Além do talento com a regência, o maestro Eleazar também era famoso pela disciplina no trabalho. Rigor que a própria Isabel experimentou de perto. Aos 19 anos de idade, a soprano conta que na época não tinha a noção do que Eleazar significava para a música e, com carinho, lembra que ele chamou sua atenção e ela o respondeu. "Não esqueço quando o maestro Eleazar, logo no início do ensaio, me deu uma bronca por estar respirando nos momentos errados, e eu respondi, muito inocentemente, que eu não tinha fôlego. Todos os músicos da OSPB ficaram assustados com a minha inocente atitude, mas eu ainda não tinha ideia da importância e da sumidade que era o maestro Eleazar de Carvalho”, lembra a cantora.
O concerto começa com a "Abertura Don Giovanni”, de Wolfgang Amadeus Mozart. Em seguida, será executado o "Concerto em dó maior para Violoncelo e Orquestra”, de Franz Joseph Haydn, "Concerto em dó maior para Violoncelo e Orquestra”, de Charles Gounod. Será interpretada a "Ária das Jóias", da ópera "Faust". Outra ária de Mozart será apresentada ao público, a popular "Deh vieni non tardar", da ópera "As Bodas de Fígaro". A noite vai ser encerrada com as obras "Intermezzo", da ópera "Cavalleria Rusticana" e de "Vorrei spiegarvi il giubilo", de Giacomo Rossini, da ópera "La cambiale di matrimonio". Se o público pedir bis, poderá ouvir "Morgen”, de Strauss, e "Oh mio babbino caro”, de Giacomo Puccini.
Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba em homenagem ao centenário de Eleazar de Carvalho
Data: quinta-feira, 5 de julho
Local: Igreja São Francisco
Hora: 20h
Entrada: gratuita
Realização: Funesc
Apoio: Centro Cultural São Francisco
DIÁRIO DO SERTÃO com SECOM
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário