Cagepa presta queixa contra gato de água em delegacia de cidade do sertão
Tubulação da adutora foi arrombada, comprometendo o abastecimento da cidade de Itaporanga
A Cagepa, agência de Itaporanga, prestou queixa na delegacia da cidade contra um crime que nos últimos 15 dias vinha comprometendo o abastecimento de água da área urbana do município. A denúncia foi protocolada nesse sábado (25) e a companhia de água espera que o delito seja apurado e os responsáveis penalizados.
Um buraco aberto na ventosa da tubulação que cruza uma propriedade rural do sítio Catolé gerou um desperdício de água incalculável, além de ter reduzido a pressão do sistema adutor, fazendo com que o líquido chegasse à cidade sem força, prejudicando o abastecimento. Até o hospital de Itaporanga foi afetado e teve que ser abastecido por carro-pipa, conforme apurou o Portal Folha do Vale.
Toda a cidade sofreu com o agravamento da falta d’água nas duas últimas semanas, especialmente as ruas mais altas e bairros periféricos. Itaporanga já vive há 15 anos um racionamento forçado em função da precariedade do seu sistema de abastecimento, mas este mês o problema tornou-se insuportável.
Para descobrir o que estava acontecendo, a gerência local vistoriou a tubulação da adutora, que cruza várias propriedades rurais desde o açude de Cachoeira, onde é feita a captação, até a zona urbana, descobrindo um desvio d’água no tubo que passa pelo Catolé.
A Cagepa ainda não sabe o que motivou o crime: pode ter sido um ato de puro vandalismo ou uma ação dolosa de alguém para suprir alguma necessidade pessoal, o que também não se justifica já que o interesse individual não pode se sobrepor ao interesse coletivo.
Os responsáveis pelo delito podem ser processados criminalmente por dano ao patrimônio público.
DIÁRIO DO SERTÃO com Portal Folha do Vale
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário