header top bar

section content

Hospital Escola em Cajazeiras

HRC divulgará aprovados em Residência no próximo dia 28

Por

13/01/2010 às 20h02

O Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), que conquistou em agosto de 2009 sua primeira residência médica e tornou-se a primeira unidade de saúde pública estadual a funcionar como hospital-escola, divulgará no próximo dia 28 o resultado de sua primeira seleção. A prova ocorrerá um dia antes (27) e o programa terá início no dia 2 de fevereiro, destinado à especialização de profissionais nas áreas de Medicina da Família e Comunidade e Clínica Médica.

A residência em Pediatria com ênfase em Neonatologia, embora tenha sido aprovada, só funcionará a partir de 2011. As provas, de caráter eliminatório contarão com 100 questões de múltipla escolha, sendo 20 de cada uma de cinco áreas básicas da Medicina, dentre elas, Clínica Médica, Medicina Preventiva e Social e Cirurgia Geral. O HRC está disponibilizando quatro vagas, duas para cada área de especialização. Com a residência, o hospital terá quatro novos médicos a custo zero para o Estado, morando e atuando na instituição.

Parceria

De acordo com o diretor-geral do HRC, Antônio Fernandes Filho, a Residência Médica contará com 40 professores das Universidades Federais de Campina Grande (UFCG), da Paraíba (UFPB), do Ceará (UFCE) e do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele entende que a parceria firmada entre as instituições significa um avanço para a saúde pública da região, que atende não somente à demanda paraibana, mas também a de estados vizinhos como Rio Grande do Norte e Ceará.

“A parceria do hospital com outras instituições de ensino, inclusive de outros Estados, significa um grande avanço para a saúde pública regional. Quem ganha com isso é a população que passará a contar com um serviço especializado, o que também contribuirá para melhoria dos indicadores epidemiológicos em diversos municípios, já que o hospital atende não apenas a população cajazeirense, mas a 17 municípios paraibanos e ainda a alguns do Rio Grande do Norte e do Ceará”, destacou o diretor.

Articulador

O pleito para realizar o curso de Residência Médica foi concretizado através de um projeto em conjunto com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Faculdade Santa Maria. Em 2009, por ocasião da aprovação do projeto, o diretor-geral Antônio Fernandes Filho foi homenageado publicamente na cidade de Cajazeiras, tendo em vista que foi o principal articulador do projeto junto ao Ministério da Educação (MEC).

“Se não fosse o empenho dele, nós não teríamos conseguido ir tão longe. Ser o primeiro hospital regional público do Estado da Paraíba a ter uma residência médica é uma vitória pra todos nós do Sertão”, afirma Pablo Antônio Maia de Farias, coordenador do curso de Farmácia da Faculdade Santa Maria.

Estrutura

A Residência Médica oferecida é uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviço e destinada a médicos formados em escolas reconhecidas pelo MEC. O HRC possui área de internação, ambulatório, maternidade, UTI e banco de leite humano.

O hospital conta com 600 funcionários, incluindo 77 médicos, 25 dos quais contratados nos últimos meses para ampliar a capacidade de funcionamento. A estrutura ainda é composta de 150 leitos, 136 deles em funcionamento e distribuídos entre as várias especialidades médicas, e Centro Cirúrgico com três salas, estando em construção mais quatro. O HRC é administrado por uma direção tripartite, com representantes do Governo do Estado (diretor clínico), Governo Federal – UFCG (diretor geral) e Prefeitura de Cajazeiras (diretor administrativo).

Da redação com SECOM PB

Tags:
Recomendado pelo Google: