header top bar

section content

Ônibus começam a chegar ao Sertão trazendo trabalhadores do corte de cana

Pelo menos 10 mil trabalhadores rurais temporários do Alto Sertão paraibano devem retornar do Estado de São Paulo para a sua cidade natal até o próximo dia 31 de dezembro. Diariamente chega dezenas de ônibus trazendo os migrantes que partiram para o Sudeste do país nos meses de maio e junho deste ano para trabalhar […]

Por

22/12/2009 às 23h42

Pelo menos 10 mil trabalhadores rurais temporários do Alto Sertão paraibano devem retornar do Estado de São Paulo para a sua cidade natal até o próximo dia 31 de dezembro.

Diariamente chega dezenas de ônibus trazendo os migrantes que partiram para o Sudeste do país nos meses de maio e junho deste ano para trabalhar no corte da cana-de-açúcar nas usinas do interior paulista.

Nas pequenas cidades a população aumenta em até 10 % nesta época do ano com o retorno desses trabalhadores.

Chegada
Em Cajazeiras na manhã desta terça-feira (22), cerca de dez ônibus chegaram trazendo vários trabalhadores, que vieram do trabalho do corte de cana no Sul do País, Sendo a maior parte deles da região de São José de Piranhas.

Cada vez mais os cortadores de cana-de-açúcar nordestinos têm aumentado a migração para trabalhar nos canaviais. Muitas famílias de baixa renda que reside nas zonas rurais vêem nessa atividade a principal saída para mudar de vida.

Muitos jovens abandonam os estudos para viajar junto do pai, irmãos mais velhos ou até mesmo conhecidos da família para ir cortar cana. Um trabalho exaustivo que já tem provocado até mortes por conta do cansaço, já que os trabalhadores ganham por produtividade e se esforçam ao máximo para conseguir um salário melhor.

Da redação do Diário do Sertão
 com Portal Radar Sertanejo

Tags:
Recomendado pelo Google: