header top bar

section content

Várzeas de Sousa: Maranhão leva benefícios a pequenos irrigantes

O governador José Maranhão visita nesta sexta-feira (18), a partir das 9h, a cidade de Sousa, quando leva benefícios aos pequenos irrigantes do Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa (Pivas). Em solenidade no Centro de Treinamento Governador Antonio Mariz, o chefe do Executivo estadual autorizará a aquisição dos equipamentos de irrigação a serem utilizados […]

Por

17/12/2009 às 23h19

O governador José Maranhão visita nesta sexta-feira (18), a partir das 9h, a cidade de Sousa, quando leva benefícios aos pequenos irrigantes do Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa (Pivas). Em solenidade no Centro de Treinamento Governador Antonio Mariz, o chefe do Executivo estadual autorizará a aquisição dos equipamentos de irrigação a serem utilizados nos mil primeiros hectares do projeto.

Conforme o secretário de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia (Semarh), Francisco Sarmento, o investimento em equipamentos e materiais diversos é da ordem de R$ 5 milhões, parte de um projeto total orçado em R$ 46 milhões.

Os recursos são suficientes para a conclusão da infraestrutura de uso comum de todo o Pivas, que ficou durante seis anos abandonado pelo governo anterior. “Quando os 5 mil hectares estiverem em pleno funcionamento, serão injetados anualmente 150 milhões de reais na economia paraibana”, explicou Sarmento.

Estrutura

O Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa compreende um perímetro total de 6.335 hectares, sendo 5 mil irrigáveis, com uma área de reserva legal e preservação permanente de 1.473 hectares.

O canal adutor ou Canal da Redenção, que leva água do Reservatório Coremas/Mãe DÁgua para o Pivas e foi construído no Governo Maranhão II, possui 37 quilômetros de extensão. “Estão sendo executadas drenagens subterrânea e superficial do projeto, com um índice de conclusão de 50%”, disse o secretário executivo da Semarh, Eloízio Henrique Dantas. Também serão concluídos 55 quilômetros de estradas.

Centro gerencial
O Governo já concluiu os processos de licitação para a construção do Centro de Gerenciamento do Pivas e, nesta visita a Sousa, o governador assina a ordem de serviço para a execução da obra, bem como pra conclusão da rede de distribuição de águas nas Várzeas, incluídos aí 8,5 quilômetros complementares da adutora.

“O projeto compreende 19 lotes empresarias, 178 lotes para pequenos proprietários e ainda três lotes experimentais, onde hoje já estão plantadas culturas de milho, romã, goiaba, coco, manga, além das hortaliças”, completou Dantas.

Mais casas

A zona urbana de Sousa também será beneficiada nessa visita do chefe do Executivo estadual. Ainda no Centro de Treinamento Governador Antônio Mariz, ele autoriza o início das obras de um conjunto habitacional com 268 casas e a retomada da construção de outros dois núcleos com 160 novas moradias.

Logo após, Maranhão se desloca à Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, onde inspeciona serviços de restauração daquele templo religioso. Na sequência, ele vai até a Ponte do Boi Morto, outra antiga reivindicação da população local, onde inspeciona as obras de reconstrução. Por volta do meio-dia, o governador estará no canteiro de obras da Construtora Rocha, para visitar projetos de irrigação nas Várzeas de Sousa.

Da redação com SECOM

Tags:
Recomendado pelo Google: