header top bar

section content

DER constrói e conserva a malha rodoviária da Paraíba há 63 anos

O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) está completando neste dia 26 de junho 63 anos de existência, administrando um patrimônio físico no valor de R$ 2 bilhões, com uma malha rodoviária construída ao longo desse tempo de 5.024 quilômetros de rodovias, dos quais 2.456 são pavimentados, 1.207 implantados, 1.295 em leito natural […]

Por

25/06/2009 às 20h32

O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) está completando neste dia 26 de junho 63 anos de existência, administrando um patrimônio físico no valor de R$ 2 bilhões, com uma malha rodoviária construída ao longo desse tempo de 5.024 quilômetros de rodovias, dos quais 2.456 são pavimentados, 1.207 implantados, 1.295 em leito natural e 55 quilômetros planejados. O governador José Maranhão tem no setor rodoviário estadual uma das prioridades da sua administração, com a construção e restauração de rodovias do Litoral ao Sertão.

O DER-PB foi criado no governo do interventor federal na Paraíba, Odon Bezerra Cavalcanti, através do Decreto Lei nº. 832 de 26 de junho de 1946, em decorrência da’Lei Joppert’ que instituiu o Fundo Rodoviário Nacional. Tinha a forma jurídica de autarquia e estava subordinado à extinta Secretaria de Viação e Obras Públicas. O engenheiro Serafim Rodriguez Martinez foi o fundador e também o primeiro diretor geral do DER.

Após a criação do DER-PB, foi instituído o primeiro Plano Rodoviário Estadual constituído por 969 quilômetros de rodovias tronco e 385 quilômetros de estradas alimentadoras, interligando todas as regiões do Estado. Nesse Plano se destacava a Estrada Central da Paraíba ligando Cabedelo a Cajazeiras, atual rodovia BR-230.

O DER-PB continua como uma autarquia estadual, vinculada à Secretaria de Infraestrutura, com a função de executar a política de transporte definida pelo Governo estadual. Neste sentido, o governador José Maranhão implementa um programa de investimentos para o setor rodoviário de mais de R$ 300 milhões nos próximos quatro anos, incluindo o fortalecimento do DER-PB.

A expansão da malha rodoviária estadual se deu aliada ao desenvolvimento social e econômico da Paraíba. É tanto que o atual Sistema Rodoviário Estadual, aprovado através do Decreto nº 28.045, de 18 de março de 2007, é constituído da malha já citada anteriormente.

Integração estadual – Com a missão de transformar caminhos e veredas em modernas rodovias pavimentadas, o DER-PB construiu as mais importantes vias de integração estadual, onde se destacam a BR-230 no trecho entre Campina Grande e Pombal; o Anel do Brejo, interligando as principais cidades da região como Alagoa Grande, Areia, Remígio, Solânea e Bananeiras; a Redenção do Vale do Piancó, que se inicia em Patos e vai até Conceição passando por Piancó, Itaporanga e Ibiara; e mais recentemente implantou a Via Litorânea Sul, vetor de desenvolvimento para o setor de turismo do Estado.

Dessa forma, a infraestrutura rodoviária da Paraíba representa um patrimônio físico avaliado em R$ 2 bilhões. Através da nossa malha rodoviária é assegurada a integração social, cultural, econômica e política do Estado, com o escoamento de toda a produção agrícola e industrial, bem como a quase totalidade da movimentação dos paraibanos em busca de negócios ou de entretenimento e lazer.

O diretor superintendente, engenheiro Solon Alves Diniz, destaca o aniversário e se congratula com os funcionários do órgão, “pelos serviços prestados na administração de tão valioso patrimônio rodoviário”.

Fonte: Ascom DER

Tags:
Recomendado pelo Google: