header top bar

section content

Caminhoneiro é flagrado durante fiscalização da PRF em Cajazeiras; Ele seguia para Sousa

O medicamento foi encontrado na cabine de um caminhão cegonha proveniente da Bahia.

Por Diário do Sertão

01/10/2016 às 18h14 • atualizado em 01/10/2016 às 18h19

Motorista foi flagrado no posto fiscal de Cajazeiras

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 35 comprimidos de Nobésio Forte, que é um tipo de anfetamina, em uma fiscalização de rotina, neste sábado (01), no quilômetro 513 da BR 230, no município de Cajazeiras, Sertão paraibano. O medicamento foi encontrado na cabine de um caminhão cegonha proveniente da Bahia.

Os agentes da PRF abordaram a carreta que vinha da cidade de Camaçari (BA), carregado com cebolas, e tinha como destino final a cidade de Sousa (PB). Durante a fiscalização os policiais encontraram três cartelas da anfetamina guardadas em uma bolsa encontrada em um compartimento da cabine.

Material apreendido pela PRF em Cajazeiras

Material apreendido pela PRF em Cajazeiras

Rebites
Este tipo de medicamento, chamado popularmente de “rebite”, é um inibidor de apetite. No entanto, é muito utilizado por caminhoneiros por causa do efeito estimulante do sistema nervoso central, fato que inibe o sono por longas horas. No caso do Nobésio Forte, encontrado com o caminhoneiro, este contém como princípio ativo a substância CLOBENZOREX, que é de uso controlado no Brasil, e classificado como SUBSTÂNCIA PSICOTRÓPICA (sujeita a notificação da Receita A). Ainda assim, o medicamento NOBÉSIO FORTE não possui registro válido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); tornando sua comercialização proibida.

Riscos
Quando o efeito do medicamento passa, o sono aparece de maneira incontrolável, o que eleva os riscos de grandes acidentes, pois ocorrências envolvendo caminhões são muitas das vezes catastróficas.

O motorista assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo porte da droga sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, tendo ele se comprometido a comparecer em juízo para as providências legais cabíveis.

DIÁRIO DO SERTÃO com PRF

Recomendado pelo Google: