header top bar

section content

Polícia Civil de Patos divulga balanço das ocorrências realizadas durante o ano de 2018. Veja os números

52 inquéritos policiais referentes aos crimes contra a vida (homicídios consumados e tentados) foram instaurados em 2018

Por Campelo Sousa

04/01/2019 às 18h10 • atualizado em 04/01/2019 às 21h48

A vítima foi assassinada com golpes de facão

Os Delegados de Polícia Diego Beltrão de Azevedo Tenório Acioli e Gaudêncio Jerônimo de Souza Neto divulgam os números do ano de 2018.

O ano de 2018 representa mais um ano de eficiente trabalho de repressão qualificada ao tráfico de drogas e aos homicídios no município de Patos.

Ocorreram ao todo 24 homicídios na circunscrição de Patos no ano de 2018, mesmo número de homicídios registrado em 2017, superando em um registro apenas com relação ao ano de 2016. Isso significa que efetivamente se tem combatido os homicídios na cidade, já que até o ano de 2015 havia, em média, 60 crimes violentos letais intencionais por ano. Ou seja, no ano de 2016 houve uma redução de mais de 50% nos homicídios e essa redução se estabilizou na Capital do Sertão.

Além disso, dos 24 homicídios ocorridos na cidade, no ano de 2018, 21 foram elucidados, com indicação de autoria e consequente indiciamento pela autoridade policial, dado que importa em 87% de autorias identificadas. O índice de elucidação aumentou em relação ao ano de 2017, que ficou em 79%.

A Delegacia de Homicídios de Patos também conseguiu reduzir o número de tentativas de homicídios, que passaram de 25 em 2017 para 21 no ano de 2018, dado que demonstra o efeito da repressão qualificada em intimidar as ações violentas.

No que pertine às prisões pelos crimes de homicídio, foram presos pelos policiais da Delegacia de Homicídios 36 homicidas em flagrante delito ou em cumprimento a mandados de prisão.

COMBATE AO TRÁFEGO

Quanto ao combate ao tráfico de drogas, os policiais da Delegacia de Homicídios apreenderam em torno 64kg de entorpecentes, o que representa um crescimento de 30% em relação ao ano de 2017, dos quais 57kg foram de maconha e 7kg de cocaína. Aliado a isso, os policiais desta Especializada prenderam 18 indivíduos pela prática de tráfico de drogas e/ou associação para o tráfico de drogas.

Nesse ponto, é necessário destacar que como não há uma delegacia especializada de repressão aos entorpecentes em Patos, a Delegacia de Homicídios acaba desempenhando funções investigativas nesse campo, tendo em vista que a maioria dos crimes de homicídios estão relacionados ao tráfico ilícitos de entorpecentes.

OPERAÇÕES

Além das prisões, no decurso das várias operações deflagradas pela Delegacia de Homicídios foram apreendidas 35 (trinta e cinco) armas de fogo, dos mais variados calibres, além de centenas de munições tiradas das mãos dos criminosos.

Dentre as operações policiais desencadeadas pela Delegacia de Homicídios, destacamos a operação Fazendinha II que culminou na prisão em flagrante de seis indivíduos, quatro revólveres calibre .38 e uma espingarda calibre .12, várias munições e veículos com registro de roubo/furto. Ademais, foram apreendidos mais de 1 kg de cocaína e mais de 1kg de maconha, várias balanças de precisão e quase três mil reais em espécie.

Outra operação policial que envolveu grande trabalho de inteligência foi desencadeada em conjunto com a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado – DEICOR/RN que culminou na prisão de setes pessoas na cidade de Natal/RN, dentre eles os foragidos do PB1, VALDENOR XAVIER DE SOUSA JUNIOR, vulgo “JUNIOR DOS REMÉDIOS” e ERNANI BRANDÃO. Na ação foram apreendidos quase três quilos de cocaína, uma pistola calibre .380, três veículos, além de vários eletrodomésticos que estavam guardados numa granja, na região metropolitana de Natal/RN pela quadrilha.

52 inquéritos policiais referentes aos crimes contra a vida (homicídios consumados e tentados) foram instaurados ao longo do ano de 2018. Destes, 36 foram remetidos ao Poder Judiciário com os devidos indiciamentos dos suspeitos.

Os policiais da Delegacia de Homicídios se comprometem com a sociedade paraibana em trabalhar ainda mais na repressão qualificada aos crimes violentos, com o objetivo de reduzir continuamente os números de homicídios na cidade de Patos e retirar de circulação homicidas e traficantes de drogas.

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

Recomendado pelo Google: