header top bar

section content

Congresso do PSB reelege Ricardo Coutinho como presidente estadual

O Congresso Estadual do Partido Socialista Brasileiro, encerrado sábado, 17, em Cajazeiras, reelegeu por unanimidade o Prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, como presidente da legenda até 2011...

Por

18/05/2008 às 11h44

width=250O Congresso Estadual do Partido Socialista Brasileiro, encerrado neste sábado (17) na cidade de Cajazeiras, interior da Paraíba, reelegeu por unanimidade o Prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, como presidente da legenda para o período de 2008 a 2011.

No Congresso, que reuniu 282 delegados e delegadas, representando os 183 municípios em que o PSB está constituído na Paraíba, foi eleita também a nova direção estadual, o conselho fiscal, conselho de ética e os delegados e delegadas ao Congresso Nacional do partido, que será realizado no dia 06 de junho em Brasília.

Durante os dois dias do evento, foram discutidas as teses sobre conjuntura nacional e as políticas públicas do governo Lula, a crise política instalada na Paraíba a partir da decisão do TRE que cassou o mandato do governador, a atuação do partido junto aos movimentos de mulheres, juventude, negros, GLBT, sindical e populares, e, como não poderia deixar de ser, a política de alianças da legenda nos diversos municípios, com vistas às eleições de prefeitos e vereadores em 2008.

Ao final do Congresso foi aprovada a Carta de Cajazeiras, documento em que o PSB firma posições sobre a política nacional e orienta a sua militância sobre os próximos passos.

Veja abaixo a íntegra do documento aprovado pelo Congresso do PSB.

CARTA DE CAJAZEIRAS : O PSB E AS ELEIÇOES DE 2008
Reunido em Congresso Estadual na Cidade de Cajazeiras, o Partido Socialista Brasileiro resolve apresentar aos seus militantes e ao povo da Paraíba as seguintes considerações:

O Estado da Paraíba atravessa uma crise praticamente inédita em nossa história política. A economia pouco se desenvolve, o desemprego continua sendo um problema sem solução e a falta de segurança chega a limites nunca vistos.

Na política o TRE cassou o Governador que se mantém no cargo através de liminar e neste ínterim o governo está parado. Nada se faz e os discursos não condizem com a realidade.

Esta crise tem nas palavras dos políticos tradicionais o mesmo conteúdo do pastoril, ou seja, um cordão azul e outro encarnado, conteúdo este que não reafirma nenhuma mudança na forma de fazer política e de mudar as condições de vida de nosso povo.

O Partido Socialista Brasileiro da Paraíba tem a vontade política de colocar aos homens e mulheres de nosso estado a necessidade de fazer as mudanças que possibilite ao nosso estado retomar o caminho do desenvolvimento, do emprego pleno, da ética e de uma nova forma de se fazer política.

Para isso é necessário que se compreenda as eleições de 2008 como um grande momento para que nosso partido demonstre a capacidade de fazer estas mudanças e mais ainda, a compreensão de que tais mudanças começam pelos municípios.

É nas cidades que podemos abrir canais de Participação Popular.

É nas cidades que é possível se pensar o desenvolvimento Urbano buscando nas especificidades de cada bairro as alternativas que a população precisa para melhorar suas vidas.

É nas cidades que o Desenvolvimento Humano pensado pode ser realizado a partir de programas de Ciência e Tecnologia, Cultura, Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Esporte e Laser, Habitação, Política Públicas para as Mulheres, Trabalho e Renda, Transportes, Turismo, Política Ambiental, etc.

É nesta compreensão que o Congresso Estadual do Partido Socialista Brasileira, realizado nos dias 16 e 17 de maio na cidade de Cajazeiras, conclama todos cidadãos e cidadãs, os movimentos sociais, ONGs, os partidos políticos progressistas para que reflitam sobre estas questões e busquem no cotidiano das lutas de nosso povo os caminhos das mudanças, os caminhos para uma sociedade livre e socialista, reafirmando, assim, os ideais socialistas constantes de seu programa e disposições estatutárias, historicamente defendidos pelos seus fundadores e sustentados com sacrifício pessoal e político de milhares de companheiros e companheiras.

Cajazeiras-PB

17 de maio de 2008

Partido Socialista Brasileiro da Paraíba

Da assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: