header top bar

section content

Cajazeiras: Léo Abreu e Marinho empatam; 12,50% ainda não sabem em quem votar

A primeira pesquisa Consult, encomendada pelo Jornal da Paraíba, para as eleições municipais de Cajazeiras apontou empate técnico entre os dois principais candidatos.

Por

29/03/2008 às 15h32

src=http://tvcabobranco.globo.com/files/imagens/2008/03/30/3f8f6ddec7bb63240591be8582722dbb_g.jpgA pesquisa Consult feita com exclusividade para o JORNAL DA PARAÍBA traz neste domingo a antecipação do cenário político para as eleições de outubro no município de Cajazeiras. De acordo com a consulta, se o pleito fosse hoje haveria um empate técnico, levando em conta a margem de erro da consulta que é de 3,9%, entre os pré-candidatos a prefeito, Léo Abreu (PSB), que representa a oposição, e Mário Messias – o Marinho (DEM) -, que tem o apoio do atual prefeito, o seu colega de partido Carlos Antônio.

O socialista Léo Abreu, que é filho do ex-prefeito do município Vitoriano de Abreu, é o candidato da oposição e foi citado por 42,88% dos entrevistados. O pré-candidato conta hoje com o apoio dos seguintes partidos: PT, PMDB, PCdoB e PTB. Já Marinho tem a aceitação de 37,88%. Ele recebe o poio do atual prefeito e da sua base de sustentação que integra as seguintes legendas: PSDB, PR, PDT e PP.

Em terceiro lugar na pesquisa figura o professor universitário Kássio Rogério (PPS) com 2,12% das intenções. O índice de pessoas que não sabem em quem votar ainda é alto: 12,50%, conforme revelou a pesquisa. Já outros 4,62% de eleitores entrevistados informaram que não votariam em ninguém, caso as eleições fossem hoje.

O diretor-superintendente do Instituto Consult, Paulo de Tarso, explicou que como a margem de erro é de 3,9% pode-se considerar um empate técnico entre os dois primeiros colocados. Ele lembrou ainda que o candidato do atual prefeito da cidade tem a oportunidade de reunir mais alguns votos, uma vez que a atual gestão está bem avaliada, segundo a pesquisa realizada com os cajazeirenses. Segundo explicou, a margem de erro está diretamente ligada ao tamanho da amostra, ou seja, refere-se ao número de pessoas entrevistadas em relação ao número de eleitores que o município possui.

A pesquisa de opinião pública foi realizada no período de 22 a 23 de março de 2008. Ela foi registrada na cidade de Cajazeiras às 13 horas do dia 24/03/2008, sob registro nº 01/2008, 42 Z.E. Ao todo foram entrevistadas 520 pessoas. Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com a confiabilidade de 95%. Além do JORNAL DA PARAÍBA, a pesquisa também será divulgada pela Rádio 101 FM e pelos portais de notícias Paraiba.com (www.paraiba.com.br) e Paraibaonline (www.paraibaonline.com.br).

Kássio Rogério tem a maior rejeição: 31,3%
Os entrevistados pela pesquisa Consult/JORNAL DA PARAÍBA ainda foram questionados sobre em quem “não votariam de maneira alguma para prefeito de Cajazeiras”. Quem encabeçou o ranking de rejeição, sendo citado por 31,35% das pessoas que participaram da pesquisa, foi o professor Kássio Rogério. Em segundo lugar, com 20% das citações, está o pré-candidato do DEM, Marinho.

Léo Abreu apresentou a menor rejeição, sendo citado por 19,62% dos entrevistados. A pesquisa ainda revelou que 23,46% dos eleitores consultados não souberam dizer em quem não votariam e os 5,58% restantes disseram que não votariam em nenhum.

Do total de eleitores que rejeitam o professor Kássio, 42,2% preferem o socialista Léo Abreu e 32,5% o pré-candidato Marinho. Já dos que informaram que não votariam no possível candidato que recebe o apoio do prefeito (Marinho), 44,8% disseram que preferiam Léo Abreu e 27,3% o professor Kássio. Dos que rejeitam o pré-candidato socialista, 49,2% informaram que preferiam Marinho e 18,20%, o professor Kássio. (BT)

Oposicionista tem mais votos na área Sul
A consulta também fez a divisão da preferência dos candidatos de acordo com os bairros em que moram os eleitores. Léo Abreu, por exemplo, tem grande aceitação na área Sul da cidade (52%), que agrega os bairros de São Francisco, Tecedores, Alto da Boa Vista, Esperança, Capoeiras, Agrovilas, Sítio Patamuté, Serrote Verde, Serra Vermelha e região do Sítio Cocos. Já Marinho é o preferido dos moradores da área Oeste, com 50% das intenções. Essa área é composta pelos bairros Remédios, Sítio Boi Morto e São José Caeiras. O professor Kássio tem a sua maior aceitação (4%) na área rural, composta pelo distrito de Engenheiros Ávidos e distrito de Divinópolis.

Nesta pesquisa, assim como ocorreu em edições anteriores realizadas em outros municípios, também foi simulado o embate entre dois candidatos. Na disputa entre Léo Abreu e Marinho, quem levaria a melhor seria o socialista. Ele teria 42,88% das intenções de voto, enquanto o seu possível adversário ficaria com 38,27%. Dos que foram abordados pela Consult, 12,31% disseram que não saberiam em quem votar caso as eleições fossem hoje e os 6,54% restantes informaram que não votariam em ninguém. (BT)

Fonte: JORNALDA PARAÍBA

Tags:
Recomendado pelo Google: