header top bar

section content

Prefeito de Monte Horebe é preso por determinação do Tribunal de Justiça da PB

O prefeito da cidade de Monte Horebe, Erivan Guarita, foi preso nesta sexta-feira, 15, em Bonito de Santa Fé. O mandato de prisão foi expedido pela Procuradoria Geral de Justiça.

Por

15/02/2008 às 12h54

O prefeito da cidade de Monte Horebe, Erivan Guarita, foi preso na manhã desta sexta-feira, 15, em Bonito de Santa Fé, Alto Sertão paraibano. A prisão aconteceu por volta das 10h, num posto de gasolina da cidade. O mandado de prisão foi expedido pela juíza Renata Câmara Pires, substituta do desembargador Leôncio Teixeira Câmara, da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba. 

Na carta-ordem encaminhada à Comarca de Bonito de Santa Fé, a juíza determina a prisão preventiva do prefeito e o seu imediato afastamento do cargo. 

Erivan é acusado pelos vereadores Marcos Eron (PMDB) e Agamenon Júnior (PSDB) de ameaças de mortes, após os parlamentares terem denunciado ao Ministério Público cerca de 20 irregularidades cometidas pelo gestor. Os vereadores apresentaram notícia-crime contra Guarita.

Além disso, atribui-se ao prefeito o rapto do agricultor João Paulo França, sequestrado supostamente por pessoas ligadas a Erivan. O agricultor denunciou existência de empenhos da Prefeitura em seu nome, de forma indevida. Ele teria sido obrigado a assinar documentos sob ameaças de morte. João Paulo nunca recebeu o dinheiro empenhado.

Motorista também preso
Junto com Erivan, foi preso também o  motorista Francisco Pessoa de Moura, que portava uma pistola, mas não tinha porte estabelecido pela Secretária Estadual de Segurança.

Erivan Guarita foi levado para a delegacia de Bonito de Santa Fé, mas não havia delegado para atender a diligência. Portanto, o prefeito está sendo trazido para o 6º Batalhão de Polícia de Cajazeiras, onde será tomadas as medidas cabíveis.

Advogados vão recorrer
Os advogados do prefeito já estão sendo acionados para tentar soltá-lo. Informações dão conta de que outros prefeitos do Estado poderão também ser presos nas próximas semanas. 

Neuza Costa deve assumir Prefeitura
Há qualquer momento, a vice-prefeita do município, Neuza Costa (PMDB), pode ser convocada pela Câmara Municipal para tomar posse no cargo. 

Neuza rompeu com Erivan desde a campanha de 2006, quando apoiou o senador José Maranhão (PMDB) para o Governo do Estado, se opondo à decisão do prefeito de votar em Cássio Cunha Lima (PSDB).

Da redação do Diário do Sertão

Tags:
Recomendado pelo Google: