header top bar

section content

Padre Djacy, de Santa Cruz, se revolta com nova greve de fome de dom Cappio

O padre Djacy Brasileiro, pároco do município de Santa Cruz, lançou nessa terça-feira, 27, manifesto contra a segunda greve de fome iniciada pelo bispo da Bahia dom Luiz Cappio.

Por

27/11/2007 às 23h52

O padre Djacy Brasileiro, pároco do município de Santa Cruz, região de Sousa, Alto Sertão, lançou nessa terça-feira, 27, manifesto contra a segunda greve de fome iniciada pelo bispo da Bahia dom Luiz Cappio contra a transposição do Rio São Francisco.

Djacy questiona quais os motivos levam um religioso a se posicionar de forma radical em desfavor de uma obra de tão elevada importância para 12 milhões de pessoas, no caso os nordestinos da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Leia a carta do padre enviada ao DIÁRIO DO SERTÃO:

É constrangedora,irracional,desumana,decepcionante,anti-cristã,essa atitude extrema de Dom Cáppio,contra um projeto,que vai somente beneficiar milhôes de irmãos nordestinos,libertando-os das consequências nefastas da seca. Meu Deus do Céu,como é que Dom Cáppio,homem de Deus ,posiciona-se de forma tão radical contra um projeto ,que visa levar água para matar a sede de tantos irmaõs sedentos? Dom Cáppio,pelo o amor de Deus ,naõ faça isso.Pense nos seus irmãos do sertaõ,que vivem numa situaçaõ de penúria.Lembre-se das palavras de Cristo:"eu estava com sede e me destes de beber". Sinceramente,como cristaõ sacerdote,estou indignado,revoltado.Estou,ao escrever esta matéria,chorando.Pode acreditar.Sabe,por que? porque moro no sertão,convivo com os sertanejos noite e dia,e sei do seu sofrimento,de sua sede,sua fome,sua miséria…e quando o governo federal deseja executar um projeto ,que vai livrar meus irmãos da miséria….vem um irmaõ meu, no sacerdócio ,com uma greve de fome,dizer para o governo e o povo Brasiliero,que é extremamente contra a transposiçao. Entrei na luta nao de forma aleatória,para fazer sensacionalismo ou para aparecer na mídia.Longe de tal propósito.Sim,vesti a camisa da transposiçao,porque tenho a absoluta convicçaõ,que a transposiçao sera´uma grande alternativa para livar o povo dos quatro estados do nordeste setentrional,do cativeiro nao somente da sede,mas do atraso sócio-econômico.Dessa luta,nao irei desistir,irei até as últimas consequências.Se o bispo Dom Cáppio dá a vida pelo o rio,que supostamente um dia poderá morrer,eu darei minha vida por milhões de nordestinos ,que de fato,já estaõ morrendo com a fome,a sede,a miséria… Se a vida do rio merece essa posiçao radical do bispo(como ele afirma),o povo pobre do sertaõ,esfomeado,sedento,merece minha atitude de doaçaõ,através quem sabe,de uma atitude extrema a favor da vida. Ser a favor da transposiçaõ é ,indubitavelmente,ser a favor da vida.Então estou a favor da vida.`Por ela irei até as últimas consequências,dando-lhe minha vida .Abracei essa causa taõ humana,taõ cristã e dela naõ darei um passo para trás. Como padre, irei seguir o exemplo do profeta maior,Jesus:"amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado". Conclamo a todos para entrar nesta luta.Transposiçao já! ou agora ou nunca mais. É bom saber que, a atitude do Bispo,é uma atitude pessoal,isolada,que naõ condiz com a posiçaõ da Igreja Católica.Ele está defendo uma posiçao extremamente pessoal.Espero que a Igreja veja esse gesto radical,como um ato qeu fere estrondosomamente seus princípios e coloca em risco sua credibilidade.Só digo uma coisa,se ele pode fazer greve de fome,entaõ dá a entender que a nossa doutrina católica ,a favor da vida,naõ tem sentido em existir.Se assim o for,poderei também, tentar imitar essa atitude,em defesa nao do rio,mas da vida de milhôes de seres humanos. 

Padre Djacy Brasileiro tel 83-3536-1119 9911-3141 

Da redação do DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: