header top bar

section content

PSB – PSDB – PMDB: Governador Ricardo Coutinho conquista maior número de prefeituras para o PSB

O PSD saiu vitorioso em 26 municípios, seguido aparece o DEM e o PTB com 17 conquistas, cada. O PR, do elegeu 13 prefeitos, o PDT nove e o PP seis.

Por Priscila Belmont

04/10/2016 às 09h01 • atualizado em 04/10/2016 às 09h06

Ex-governador do estado da Paraíba, Ricardo Coutinho

O PSB, do governador Ricardo Coutinho, foi o partido que elegeu o maior número de prefeitos na Paraíba. A apuração das urnas, nas eleições desse domingo (2), deu aos socialistas o comando de 53 prefeituras. Entre elas estão Sousa, com Fábio Tayrone, Sapé, com Roberto Feliciano e Mamanguape, com Maria Eunice.

O PSB quase dobrou o número de prefeituras conquistadas em relação ao pleito de 2012, quando venceu em 28 municípios. O resultado de 2016 representa um aumento de 89,29% comparado ao último pleito municipal. Em 2012, o PSB aparecia como a segunda legenda com mais prefeitos eleitos.

O PSDB também subiu no ranking dos partidos detentores do maior número de prefeitos. Das 25 vitórias de chapas majoritárias em 2012, os tucanos passaram para 36 municípios conquistados, vencendo novamente em Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, com Romero Rodrigues reeleito.

Na contramão do crescimento está o PMDB, que apesar de eleger 31 prefeitos neste pleito, caiu em relação a 2012, quando foi o partido com mais vitórias. Nas eleições municipais passadas os peemedebistas venceram em 56 cidades paraibanas, uma queda de 44,64%. Esse ano ficou em terceiro no ranking atrás do PSB e do PSDB.

Ainda na Paraíba nas eleições de ontem, o PSD saiu vitorioso em 26 municípios, ficando na quarta posição dos partidos com mais prefeituras a partir de 2017. Seguido aparece o DEM e o PTB com 17 conquistas, cada.

O PR, do deputado federal Wellington Roberto, elegeu 13 prefeitos, o PDT nove e o PP seis. O PTdoB, PSC e PSL venceram e três municípios, cada, e o PRB em dois. Já o PT, PTN, PMN e PRP só tiveram um prefeito eleito, cada.

Blog do Gordinho

Recomendado pelo Google: