Herança? Comando de entidade passa do prefeito para o filho na região de Sousa
O sindicato foi fundado no ano de 1998, e desde então, somente Zé de Pedrinho havia comandado os destinos da entidade.
Um fato no mínimo curioso ocorre na cidade de Marizópolis, região de Sousa. A cidade com pouco mais de 6.569 habitantes, segundo o IBGE e foi governada durante sua história de emancipação política pelo ex-prefeito José Vieira, por quatro mandatos e sua sobrinha Alecxiana Vieira Braga, gestora de um mandato.
Somente nas eleições de 2016 os ‘laços familiares’ de mando foram rompidos na cidade, e o ex-vice-prefeito, José Lins Braga (Zé de Pedrinho-PSDB), que passou a denunciar e criticar duramente a gestão do ex-aliado foi eleito prefeito de Marizópolis.
Depois da posse, o atual gestor chegou a declarar que teria ‘libertado’ o município do ‘coronelismo’, pois até então o poderio municipal não transitava em outras mãos além de Zé Vieira e de sua família.
O fato é que o novo prefeito parece que usava da mesma prática de Zé Vieira quando se manteve no cargo de presidente do Sindicato Rural de Marizópolis por 18 anos. Foi o que relatou um opositor ao tucano na cidade sertaneja.
O sindicato foi fundado no ano de 1998, e desde então, somente Zé de Pedrinho havia comandado os destinos da entidade, que tem a função de auxiliar e apoiar os agricultores do município.
Zé de Pedrinho só se afastou do cargo em maio de 2016, quando foi convocado pela Câmara Municipal para assumir a prefeitura devido o afastamento do então prefeito, que enfrenta graves problemas judiciais. A entidade ficou nas mãos do vice-presidente, Francisco Vieira, que é primo do prefeito, mas também teve que se afastar e o sindicato ficou sendo presidido pela primeira-secretária.
Em dezembro de 2016 houve nova eleição para a presidência do sindicato, e para a surpresa dos moradores o eleito foi Rafael Lins Braga, que é filho do ex-presidente e atual prefeito. A oposição alegou que não concorreu porque não teria sido publicado edital de convocação para realização de novas eleições online, apenas em murais da entidade.
A reportagem do Diário do Sertão tentou ouvir o presidente do sindicato rural, porém sem êxito, entretanto fica o espaço aberto caso queira se pronunciar sobre o caso.
Assista entrevista do prefeito sobre a queda do ‘coronelismo’!
História
Os primeiros conquistadores do município, foram os irmãos Ledo, no ano de 1723, logo após a tais acontecimentos, houve o incentivo à lavoura, à criação e ao povoamento. Tudo isso se deu à fertilidade do solo, que passou a despertar interesse de pessoas de lugares mais remotos da região. Isso se deu no ano de 1730.
Fundada pela família do Governador Antonio Mariz, teve o seu nome, antes Pedra Talhada, alterado para Marizópolis, como forma de homenagear a família Mariz. É também conhecida como a Mesopotâmia do Sertão por ser situada entre os Rios do Peixe e Piranhas.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário