header top bar

section content

Cinco candidatos estão na disputa ao Governo da Paraíba; saiba quem são eles!

No próximo dia 20 de setembro ás 20h, o Sistema Diário de Comunicação e a OAB Cajazeiras realizarão debate com todos os candidatos.

Por Luzia de Sousa

06/08/2018 às 18h25 • atualizado em 06/08/2018 às 18h34

Candidatos a Governo da Paraíba nas eleições de outubro

Nesse domingo (5) foi o prazo final para as convenções das candidaturas que poderão estar aptas para as eleições de outubro próximo. Após as convenções, os candidatos ainda serão avaliados pela Justiça Eleitoral.

VEJA MAIS!

+ CONVENÇÃO: Em evento prestigiado, PSB anuncia aliança proporcional com nove partidos

+ Convenções deste domingo homologam Maranhão e Lucélio candidatos ao Governo da Paraíba

No Estado da Paraíba cinco nomes estão na disputa do Governador da Paraíba e realizaram suas convenções nesse final de semana, são eles: João Azevêdo (PSB), José Maranhão (MDB), Lucélio Cartaxo (PV), Rama Dantas (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL).

Debate
No próximo dia 20 de setembro ás 20h, o Sistema Diário de Comunicação e a OAB Cajazeiras realizarão debate com todos os candidatos ao Governo. Em 2014, a TV Diário do Sertão foi a primeira emissora do Sertão da Paraíba a realizar um debate com candidatos a governador que contou com a presença de todos os concorrentes.

+ VÍDEO: TV Diário do Sertão e OAB Cajazeiras anunciam data do debate com candidatos ao Governo do Estado

PSB anuncia aliança proporcional com nove partidos

João Azevêdo
O candidato que tem o apoio do governador Ricardo Coutinho (PSB) teve convenção realizada nesse sábado (4) em João Pessoa. Ele terá Lígia Feliciano (PDT), atual vice de Ricardo como candidata a vice-governadora.
João Azevêdo é engenheiro e está na vida pública desde o início dos anos 1980, quando assumiu a diretoria da Divisão de Planejamento Habitacional do Ipep e depois a chefia da Assessoria de Planejamento Econômico da Emlur. Ainda nos anos 1980, assumiu pela primeira vez uma pasta no Executivo, com a Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de João Pessoa. De lá para cá, transitou entre cargos de chefe de gabinete, assessor, secretário adjunto e titular (Planejamento, Habitação e Infraestrutura) em secretarias das prefeituras de João Pessoa e Bayeux, assumindo, por último, a Secretaria de Recursos Hídricos do governo do Estado em 2011.

Convenção do MDB da Paraíba

José Maranhão
O atual senador teve convenção realizada neste domingo (5), também em João Pessoa e terá como candidato a vice-governador, Bruno Roberto (PR).

José Maranhão começou a sua carreira política, eleito deputado estadual em 1955 pelo PTB, partido pelo qual volta a ser eleito deputado estadual por mais dois mandatos consecutivos. Em 1994, foi eleito vice-governador na chapa de Antônio Mariz, onde acaba assumindo o mandato em virtude da morte do titular, cerca de dez meses depois de ter assumido o mandato de governador. Em 1998 disputa a candidatura à reeleição ao governo do estado pelo PMDB e é eleito com cerca de 80% dos votos válidos. Em 2006, disputou novamente o governo da Paraíba, desta vez contra o então governador, Cássio Cunha Lima, que foi eleito em segundo turno à reeleição, com cerca de 51% dos votos. Após a confirmação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da cassação de Cunha Lima em 2008 pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba por uso indevido de programa social em ano eleitoral, José Maranhão foi reconduzido em 17 de fevereiro de 2009 ao Palácio da Redenção, como governador do Estado, por ser o segundo colocado nas eleições de 2006. Governador da Paraíba pela terceira vez, Maranhão concorre novamente ao cargo de governador do estado nas eleições de 2010, buscando o seu quarto mandato, mas acaba sendo novamente derrotado no segundo turno, dessa vez pelo ex-prefeito da capital Ricardo Coutinho do PSB, que obteve 53,70% dos votos válidos contra seus 46,30%. Nas eleições de 2012, foi o candidato a prefeito de João Pessoa pelo então PMDB sendo derrotado nas urnas, obtendo apenas o quarto lugar e ficando de fora do segundo turno com uma votação de 69.978 votos, representando 18,87% dos votos válidos. Em 2014, foi indicado pelo seu partido como candidato a senador da república, cargo pelo qual se elege pela segunda vez com 647.271 votos (37,12% dos votos válidos).

Convenção em João Pessoa de Lucélio Cartaxo

Lucélio Cartaxo
Lucélio Cartaxo, irmão do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo também teve seu nome oficializado em convenção realizada nesse domingo (5). Ele terá Micheline Rodrigues (PSDB), esposa do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), como vice-governadora em sua chapa.

Lucélio Cartaxo Pires de Sá é formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Exerceu o cargo de Superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em João Pessoa, e de presidente da Companhia Docas da Paraíba. É irmão gêmeo do prefeito da capital Luciano Cartaxo e em 2014 concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo, disputando vaga no Senado Federal. Na época ficou em segundo lugar com 521.938 votos, perdendo para José Maranhão, que agora concorre ao Governo do Estado. Em 2014, havia apenas uma vaga para senador na Paraíba.

Rama Dantas está na disputa pelo Governo da Paraíba

Rama Dantas
Rama foi escolhida pelo partido como candidata ao governo do Estado nesse sábado (4). Ela terá Emanuel Candeia como seu candidato a vice-governador
Rama Dantas é professora da rede pública de João Pessoa e ativista sindical. Ela integra o Movimento Mulheres em Luta (MML). Ela foi candidata a senadora pelo PSTU nas eleições de 2014, e a vereadora de João Pessoa em 2016.

PSOL confirma candidatura de Tárcio a governador da Paraíba

Tárcio Teixeira
Tárcio foi o primeiro nome confirmado para disputa ao governo do Estado. Ele foi anunciado em convenção realizada no dia 21 de julho. Em sua chapa, Adjanny Simplício será a candidata a vice.

Assistente social, Tárcio já foi candidato ao Governo da Paraíba pelo PSOL em 2014. Ele é Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba, presidente do PSOL/PB, foi presidente do Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba até 2016, entre outras coisas.

PORTAL DIÁRIO

ASSISTA

VÍDEO: ‘Mensagem de Esperança’ debate o mundo e o mal, sexo e outros temas

PARTICIPE!

VÍDEO: Gerente do Sebrae fala de revolução tecnológica em feira de Cajazeiras e convida empreendedores

PLANOS E METAS

VÍDEO: Cantor explica como pretende administrar o Atlético e declara que o problema do clube é político

CAMPEONATO PARAIBANO 2019

VÍDEO: Após vistoria técnica, representantes da CBF elogiam o estádio Perpetão: “É um dos melhores”