header top bar

section content

Parecer da Câmara diz que ampliação do porte de armas feita por decreto de Bolsonaro é ilegal

Texto afirma que medida não poderia ter sido feita por decreto

Por Eduardo Bresciani

10/05/2019 às 11h19 • atualizado em 10/05/2019 às 15h22

presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA – Um parecer elaborado pela Secretaria-Geral da Câmara afirma que é ilegal o decreto que ampliou o porte de armas para 20 categorias, editado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta semana. O documento deve subsidiar a análise da Casa sobre o tema. O parecer diz que as mudanças feitas pelo Bolsonaro contrariam dispositivos previstos em lei e, portanto, não poderiam ser feitas apenas por decreto.

A lei violada é o Estatuto do Desarmamento, segundo a análise. É ele quem estabelece as regras de porte. Assim, na visão da área técnica da Câmara, apenas outra lei poderia fazer tais alterações. De acordo com o parecer, ao enquadrar 20 categorias entre os que automaticamente tem “efetiva necessidade” de andar armados o decreto avançou sobre a lei.

“A lei não permite que norma infraconstitucional estabeleça presunção absoluta ou relativa de cumprimento desse requisito. A lei é clara no sentido de que deve haver a demonstração efetiva da necessidade do porte, devendo cada caso concreto ser analisado pelo órgão competente”, afirma o parecer, assinado pelo secretário-geral da Mesa, Leonardo Augusto de Andrade Barbosa.

Outro ponto questionado pela análise técnica é a extensão do porte a todos os praças das Forças Armadas. O parecer ressalta que a lei diz expressamente que o porte aos praças é “com as restrições impostas pela respectiva Força Armada”. Assim, o decreto não poderia ter feito a ampliação da previsão, que caberia a cada força.

Fonte: Eduardo Bresciani - https://oglobo.globo.com/brasil/parecer-da-camara-diz-que-ampliacao-do-porte-de-armas-feita-por-decreto-de-bolsonaro-ilegal-23655535

Recomendado pelo Google: