header top bar

section content

Maranhão recebe irrigantes de São Gonçalo e diretor do DNOCS e promete lutar por recursos

Ele relatou o período difícil pelo qual passa todos os agricultores da região por conta do longo período de estiagem que assola toda a região nordeste.

Por

21/12/2015 às 16h29

Maranhão recebe irrigantes de São Gonçalo e diretor do DNOCS

O senador José Maranhão (PMDB) recebeu na manhã desta segunda-feira (21), na sede do PMDB na Paraíba, representantes da Cooperativa dos Irrigantes de São Gonçalo, e o diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Walter Gomes. Na pauta estava a luta por recursos para viabilização de um projeto de transformação do perímetro irrigado de São Gonçalo e revitalização de toda área.
 
De acordo com Plínio Alves, integrante da cooperativa, já existe um projeto e na verdade é necessária uma ação junto ao Governo Federal para garantir os recursos para a obra junto ao orçamento do DNOCS. Ele relatou o período difícil pelo qual passa todos os agricultores da região por conta do longo período de estiagem que assola toda a região nordeste.
 
Para se ter uma ideia, o Perímetro Irrigado de São Gonçalo já produziu 120 cocos por dia e hoje produz essa mesma quantidade por mês, com extrema dificuldade.
 
O senador José Maranhão se comprometeu a ir a Brasília ainda nesta terça-feira e lutar contra o tempo, já que o recesso parlamentar está se iniciando, para tentar a inclusão no orçamento da União de verba para viabilização das obras. Ele lembrou que este é um projeto antigo que, inclusive, conta com emendas de sua autoria.
 
Maranhão destacou ainda que o coco produzido na região é tido como uma grife e vendido para todo o país e devido as características da região o fruto produzido na Paraíba, não tem concorrentes, quando o assunto é qualidade e sabor.
 
O diretor do DNOCS, Walter Gomes, declarou que compreende a aflição dos agricultores de São Gonçalo, mas lembrou que sem orçamento garantido para iniciar e concluir a obra, fica de mãos atadas sem poder ajudar. Ele realçou que este é um momento de união da classe político e dos agricultores para tentar sensibilizar o governo federal a priorizar a obra. Todo projeto está orçado em cerca de R$ 200 milhões.
 
Participaram da reunião o deputado estadual, Renato Gadelha (PSC); o ex-deputado federal, Leonardo Gadelha (PSC); o deputado federal Manoel Júnior (PMDB); o prefeito de Sousa, André Gadelha (PMDB); o tesoureiro do PMDB da Paraíba, Antônio de Sousa; o presidente do PMDB Jovem da Paraíba, Dihêgo Amaranto, além de produtores da região.

Da Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: