header top bar

section content

Governo do Estado entrega 11 barragens subterrâneas no Sertão da Paraíba

Diversas comunidades nas zonas rurais da Morada do Sol como a comunidade de Marrecas, Pedra Branca I, Boi de Brito, receberão as 11 barragens e 110 anéis.

Por

11/12/2015 às 07h46

Governo do Estado entrega 11 barragens subterrâneas no Sertão da Paraíba

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e do Desenvolvimento e Articulação Municipal (Sedam), começa a entregar, nesta sexta-feira (11), 11 barragens subterrâneas do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem (Programa Viva Água)  no município de Patos, no Sertão paraibano. 

Diversas comunidades nas zonas rurais da Morada do Sol como a comunidade de Marrecas, Pedra Branca I, Boi de Brito, receberão as 11 barragens e 110 anéis. Segundo o secretário Lenildo Morais, essa tecnologia de desenvolvimento social (barragem subterrânea) se inclui na fundamentação teórica inspirada nas ideias do líder indiano Mahatma Gandhi, que popularizou a fiação manual da charkha, uma roca de fiar giratória, como uma solução para diminuir a miséria. 

“O objetivo de uma tecnologia social é produzir um novo patamar de desenvolvimento, que permita o acesso e a produção do conhecimento por toda a população, unindo os saberes acadêmico e popular na busca de soluções sociais inovadoras. É isso que começaremos a ofertar à população de Patos a partir dessa sexta-feira, afirmou Lenildo, adiantando que os técnicos da Seafds e os agricultores experimentadores dialogarão visando a construção de diversas barragens subterrâneas na cidade. 

A construção da barragem subterrânea com 50 metros de comprimento por 3,1 metros profundidade ajudará a família de Maria das Dores Fernandes Coutinho, uma das beneficiadas que mora na comunidade de Marrecas, a salvar suas lavouras e a manter o rebanho em período de estiagem. “É muito importante essa parceria, pois convivemos numa região muito seca que se não fosse essa união de forças Governo/Prefeitura e comunidade jamais poderia se tornar realidade. Então temos que agradecer o governador por essa iniciativa”, disse. 

Orientados pelos técnicos da Seafds, os agricultores usam uma técnica antiga e simples de convivência com o semiárido, que acumula água no subsolo, evitando a evaporação, e facilitando o plantio de capim e forrageiras para os animais, milho, feijão e fruteiras, bem como água, por meio de cacimbão, para abastecimento. Depois de Patos, de acordo com o cronograma de entrega das barragens subterrâneas, será a vez dos municípios de Salgadinho, São Mamede, Santa Luzia, Cacimba de Areia, Mãe D’água, Junco do Seridó e Santa Teresinha. 

Da Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: