header top bar

section content

Prefeitura da cidade de Sousa inicia Campanha Novembro Azul

A iniciativa voltada ao público masculino tem o intuito de dar início a Campanha Novembro Azul

Por

11/11/2015 às 13h26

Prefeitura da cidade de Sousa inicia Campanha Novembro Azul

Intensificando as ações de conscientização sobre a importância do cuidado integral com a saúde do homem, a Prefeitura de Sousa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta quarta-feira, 11 de novembro no auditório do SENAI, uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata com o urologista Dr. Alexandre Silva Andrade, voltada para os agentes comunitários (ACS) e as equipes do NASF de Sousa. 

A iniciativa voltada ao público masculino tem o intuito de dar início a Campanha Novembro Azul, que tem por objetivo alertar a população masculina, com idade acima de 40 anos, sobre o Câncer de Próstata, informando sobre a doença e incentivando a esta população para a realização dos exames preventivos.

O “Novembro Azul” é um movimento recente, porém já é realizado em diversas partes do mundo e simboliza a luta contra o câncer de próstata. O exame de próstata chamado de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), que é feito no sangue, são de fundamental importância para a saúde do homem, por isso os exames preventivos são importantes, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de cura, já que alguns tumores podem crescer de forma silenciosa, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

Câncer de Próstata– Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para órgãos e podendo levar à morte.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não- melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total, de cânceres.

Do Decom

Tags:
Recomendado pelo Google: