header top bar

section content

Apreensão dos prefeitos e ex-gestores, mais investigações da Andaime na Faisqueira

Os assuntos mais comentados da política no Alto Sertão da Paraíba são destaque na coluna Faisqueira. Veja!

Por

09/08/2015 às 12h21

Frase da semana: “São tantos santos em Cajazeiras que começaram a construir um andaime para chegar ao céu” (do radialista Ângelo Lima, sobre os envolvidos na Operação Andaime, deflagrada pela Justiça Federal nas cidades de Cajazeiras, Bernardino Batista e Cachoeira dos Índios).

Confiante
Wendel Dantas, engenheiro, um dos envolvidos na Operação Andaime, disse a alguns amigos íntimos que vai se livrar na justiça de todas as acusações que o levaram a ter prisão preventiva decretada pela justiça federal e que foi libertado na semana passada por força de um habeas corpus.

Sem saída
Um importante membro do Ministério Público Estadual prevê, por enquanto, que dois ex-prefeitos da região do Alto Piranhas, passarão no mínimo 10 anos na cadeia, em regime fechado, em função do descalabro administrativo, já comprovado pela justiça, e que em breve as sentenças serão publicadas. Depois da Operação Lava Jato nada será mais impossível e tudo poderá acontecer.

Seqüestro
Prefeito da Região do Alto Piranhas, que teve até a geladeira de sua casa seqüestrada, desde então, não comprou mais absolutamente nada em seu nome, porque, segundo a justiça, o débito que foi imputado ao mesmo é de uma enormidade sem tamanho, em função do “rombo” que deixou nos cofres da prefeitura. 

18 milhões
A justiça federal quer recuperar, via envolvidos na Operação Andaime, a quantia de 18 milhões de reais. Isto significa que qualquer centavo que for depositado nas contas dos mesmos fica automaticamente bloqueado.

18 milhões 2
Mas os advogados dos envolvidos estariam já levantando dados e cifras das obras que estão sendo construídas e das já concluídas para provar por a+b, que este valor é irreal. Por enquanto, só sofrimento e dores de cabeças.

Não é mais segredo
O Ministério Público Federal (MPF) em Sousa (PB) obteve nesta terça-feira, 4 de agosto de 2015, o levantamento do sigilo das três denúncias resultantes da Operação Andaime. A publicidade restrita foi retirada pelo juiz da 8ª Vara Federal, em Sousa.

Não é mais segredo 2
Na decisão, o magistrado afirma que “a publicidade dos atos processuais tem sido considerada parte integrante da garantia constitucional do direito à informação” e ressalta que a publicidade levantada é a externa do processo ao público geral, “uma vez que a publicidade interna, entre as partes, é devidamente respeitada, pois está calcada no contraditório e na ampla defesa”.

Não é mais segredo 3
Para o Ministério Público Federal, após apresentada a denúncia, deve prevalecer o direito da sociedade de acompanhar o processo judicial instaurado contra os réus. O MPF entende que, ao ser iniciada a ação penal, passa a vigorar o princípio da liberdade de imprensa, previsto no artigo 5º da Constituição Federal.

Não é mais segredo 4
Somando as três denúncias oferecidas pelo MPF em Sousa, até o momento, são 223 delitos praticados, atingindo os municípios de Joca Claudino, Bernardino Batista e Cajazeiras. Há acusados citados em mais de uma denúncia.

Não é mais segredo 5
Entre os crimes praticados estão corrupção ativa e passiva, falsificação de documento público, lavagem de dinheiro, peculato e fraude licitatória, organização criminosa, dentre outros. As íntegras das denúncias poderão ser acessadas através do Portal da Transparência do Ministério Público Federal no endereço: www.transparencia.mpf.mp.br

Aguardando
A prefeita de Monte Horebe, Claudia Dias, continua afastada do cargo e aguarda a decisão da justiça do arrazoado que encaminhou se defendendo. Não se trata de acusações sobre o seu mandato, mas do tempo em que foi secretária no governo de Erivan Guarita.

Gazeta do Alto Piranhas

Tags:
Recomendado pelo Google: