header top bar

section content

Durante audiência, Manifesto em defesa da Zona Franca do Semiárido é lançado em Cajazeiras

Durante audiência, Manifesto em defesa da Zona Franca do Semiárido é lançado em Cajazeiras.

Por

15/05/2015 às 17h08

Manifesto é lançado na cidade de Cajazeiras

Acompanhando lideranças políticas da Paraíba e de outros seis estados do Nordeste, o deputado estadual José Aldemir (PEN) participou nesta sexta-feira (15), no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, no município de Cajazeiras, do lançamento do manifesto em defesa da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que cria a Zona Franca do Semiárido Nordestino, tendo Cajazeiras como a base da Zona Franca em função da sua localização privilegiada no contexto do Semiárido. O projeto, que visa alavancar a economia da região, é de autoria do deputado federal Wilson Filho (PTB).

José Aldemir destaca que a criação da Zona Franca irá suprir uma demanda de crescimento econômico e social que há muito tempo o Nordeste brasileiro reivindica junto Poder Público. “Isso é o que poderíamos chamar de interiorização do desenvolvimento, refletindo na melhoria da qualidade de vida da população através do aumento da geração de emprego e renda de forma sustentável”, disse o parlamentar em seu pronunciamento.

Veja também: Radialista revela que Patos e Sousa vão lutar pela Zona Franca do Semiárido projetada para Cajazeiras. VÍDEO!

José Aldemir destacou ainda que não é suficiente apenas a aprovação da PEC 19 nos moldes propostos, que esta se trata tão somente da primeira etapa. “Sabemos do papel dos governos estadual e, principalmente, federal na concretização deste projeto, da importância para direcionar recursos para as obras estruturantes mínimas necessárias, recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, formação e aperfeiçoamento de pessoal, com prioridade para os jovens que terão papel decisivo no âmbito do projeto, combinado com a concessão de benefícios fiscais por prazo fixo, com redução paulatina a cada ano, paralelamente à conquista de competitividade das empresas instaladas na Zona Franca, tudo como principal estimulo à vinda das novas empresas e indústrias”, disse.

Ainda durante seu pronunciamento o deputado afirmou total apoio e disponibilidade de contribuir com a implantação da Zona Franca e convocou toda a sociedade paraibana, sobretudo sertaneja, para entrar na “luta””. “Ratifico meu apoio irrestrito à aprovação da PEC e conclamo toda a sociedade a empunhar esta bandeira redentora”, disse. “Vamos escrever uma nova história sobre Cajazeiras, o Alto Sertão paraibano e o Semiárido Nordestino”, concluiu Aldemir.

Além da Paraíba, a Zona Franca irá beneficiar ainda os estados do Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Bahia e Pernambuco. Ao todo, a Proposta beneficia 323 municípios dos seis estados nordestinos. 

O projeto reapresentado em 2011 pelo deputado federal Wilson Filho (PTB), já havia sido apresentado pelo então deputado Wilson Santiago (PTB) em 2003, mas não havia sido apreciado no Congresso. 

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria 

Tags:
Recomendado pelo Google: