header top bar

section content

Ricardo Coutinho volta a Cajazeiras e Sousa e realiza plenárias do Orçamento Democrático; TV Diário do Sertão transmitirá ao vivo

A TV Diário do Sertão vai transmitir ao vivo nessa sexta-feira (10), a plenária do orçamento democrático na cidade de Cajazeiras.

Por

09/04/2015 às 15h15

Plenária será realizada em Cajazeiras nessa sexta-feira (18)

A TV Diário do Sertão vai transmitir ao vivo nessa sexta-feira (10), a plenária do orçamento democrático na cidade de Cajazeiras. O Governo realiza as primeiras audiências nas cidade de Cajazeiras (9ª Região) e Sousa (10ª), as primeiras audiências do Orçamento Democrático Estadual deste ciclo 2015. A audiência pública de Cajazeiras acontece no ginásio do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e em Sousa no sábado (11), no Sousa Ideal Clube. As audiências terão início às 19h, com a presença do governador Ricardo Coutinho (PSB) e toda a sua equipe de assessores.

As audiências públicas do Orçamento Democrático Estadual têm o objetivo de reunir as populações das regiões para dialogar sobre as prioridades de investimentos do Governo do Estado. É a forma democrática de discutir os gastos públicos diretamente com a população e de prestar contas daquilo que foi e vem sendo investido pelo Governo nas regiões.

Quem for participar das audiências terá o direito de eleger três obras, ações ou serviços que gostaria que fossem investidos em suas regiões específicas. A novidade para este ciclo será a inserção de ferramentas tecnológicas que substituirão as fichas de prioridades, que antes eram preenchidas manualmente.

O secretário executivo do Orçamento Democrático, Gilvanildo Pereira, informou que na audiência haverá uma equipe de credenciamento preparada para recepcionar a população e ajudar no preenchimento tanto da ficha de prioridades como para as escolhas das obras já realizadas, através dos terminais eletrônicos.

“A população terá a opção de eleger as suas prioridades através de um sistema informatizado, manuseado por uma equipe de credenciamento treinada para isso. Quem estiver em casa também poderá eleger a sua prioridade específica para a região, através de um aplicativo que estará disponível durante o período da audiência, no link www.oddigital.pb.gov.br”, explicou.

Gilvanildo Pereira informou ainda que também estarão disponíveis nos locais das audiências, terminais eletrônicos onde as pessoas poderão escolher aquela obra de maior relevância já realizada na região. “Os totens que estarão disponíveis para a escolha dessas obras é uma forma de saber da população que obra proporcionou maior impacto para o desenvolvimento regional. É uma forma de enquete onde as pessoas visualizarão as obras da região, elegendo aquela que considerar de maior importância”, finalizou.

O calendário das audiências regionais do Orçamento Democrático foi lançado pelo governador Ricardo Coutinho na última segunda-feira (6). Serão realizadas 16 audiências públicas regionais nas 14 regiões geoadministrativas do Estado.

Participam destas primeiras audiências, de Cajazeira e Sousa, as populações de 24 municípios integrantes, sendo 15 da região de Cajazeiras e nove da de Sousa. As audiências seguem até o dia 30 de maio.

Municípios da região de Cajazeiras:Bernadino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo e Uiraúna.

Municípios da região de Sousa
Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Sousa e Vieirópolis.

Transmissão ao vivo
A população paraibana também poderá acompanhar as audiências regionais através da internet e das redes sociais que estarão transmitindo tudo em tempo real. O link estará disponível no dia da audiência através da página do Governo do Paraíba e TV e Portal Diário do Sertão. Mais informações podem ser adquiridas através dos telefones (83) 3218-4767 ou (83) 3218-4768.

OD Mirim
As crianças que acompanharem as mães e os pais durante as audiências regionais do OD Estadual irão dispor de um espaço especial próprio para a realização de ações educativas e de lazer. É o OD Mirim. Uma iniciativa do Orçamento Democrático Estadual, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), Fundação Espaço Cultural (Funesc) e Secretaria de Estado da Educação (SEE), que tem o objetivo de oportunizar e garantir a participação das mães e pais nas plenárias do OD Estadual.

Da Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: