header top bar

section content

Governador e Senador se unem para cobrar aeroporto de Cajazeiras e melhorias para o Sertão

De acordo com Coutinho, a região polarizada por Cajazeiras concentra grande interesse de investimentos do setor empresarial.

Por

19/03/2015 às 17h35

O senador Raimundo Lira (PMDB) acompanhou o governador Ricardo Coutinho (PSB) a uma série de audiências nessa quarta-feira (18). A agenda conjunta passou pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR) que tem status de ministério, de onde seguiram para o Ministério da Pesca e Aquicultura.
 
Na primeira reunião, o parlamentar e o governador reforçaram junto ao ministro Eliseu Padilha o pleito de conclusão e homologação do aeroporto de Cajazeiras, a 468 km de João Pessoa, no Sertão paraibano. Para Lira, é fundamental que o aeroporto seja contemplado prioritariamente pelo Programa de Aviação Regional, que beneficiará 270 aeroportos brasileiros de pequeno e médio porte, sendo que 50 aeroportos deverão ser contemplados ainda neste ano.

De acordo com Coutinho, a região polarizada por Cajazeiras concentra grande interesse de investimentos do setor empresarial, além de convergir a locomoção de muitos estudantes universitários. "A área é ideal, já que não há obstáculo geográfico algum. A topografia é favorável às condições de pouso ideais para aeronaves", salientou o governador. Eles também pleitearam incentivos para trazer melhorias para os aeroportos de Patos, Monteiro e Campina Grande.

A segunda audiência foi com o ministro Helder Barbalho, da Pesca e Aquicultura, com quem trataram a necessidade de modernização do terminal pesqueiro do porto de Cabedelo. Ficou agendado para o dia 23 de março a visita da equipe técnica do ministério às instalações do porto, onde farão uma avaliação das possibilidades de melhoria, modernização e ampliação da estrutura, afim de mensurar quais serviços o terminal pode oferecer. "Dado o porte e a importância da obra, o terminal terá o potencial de elevar o desempenho econômico e social da Região Nordeste, como um todo", explicou Lira.

"Nossa intenção é que possamos estabelecer o diálogo com a Secretaria de Portos para que o processo seja ágil", revelou o ministro. De acordo com o chefe da pasta, o ministro Vinícius Lages (Turismo) também sinalizou entusiasmo para estabelecer estratégias de curto e longo prazo junto ao Governo do Estado, uma vez que modernização do porto como um todo alavancaria a movimentação turística na região.
 
Também esteve presente, em ambas as audiências, a ex-deputada Nilda Gondim, atualmente secretária executiva de representação institucional do governo da Paraíba. Nilda representou o filho, Vital do Rêgo, que enquanto senador lutou incansavelmente para agilizar o andamento das obras.
 
Da Assessoria de imprensa

Tags:
Recomendado pelo Google: