header top bar

section content

I Seminário sobre Sistema Municipal de Cultura discute mudanças na área cultural

O objetivo é levar as propostas para serem votadas na próxima semana, na Câmara Municipal.

Por

28/11/2014 às 19h08

Prefeitura municipal da cidade de Sousa. Veja!

A Fundação Municipal de Cultura Sandoval Silva de Assis em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais realizou nesta quarta-feira (26) às 19h no Auditório da UFCG/CCJS- Centro o I Seminário de apresentação do Sistema Municipal de Cultura de Sousa. O objetivo do evento foi apresentar a Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura, Lei que reformula o Conselho Municipal, o Fundo Municipal e a Fundação Municipal de Cultura Sandoval Silva de Assis.

Estavam presentes o vereador Lafayete Gadelha, representantes do movimento cultural sousense, ativistas culturais e produtores. Foi discutido as alterações na legislação atinentes às políticas culturais, a exemplo do quadro de cargos da Fundação, do Fundo Municipal de Cultura e do Sistema Municipal de Cultura.  O objetivo é levar as propostas para serem votadas na próxima semana, na Câmara Municipal.

“Apresentamos a comunidade artística de Sousa e ao vereador presente, o Sistema Municipal de Cultura, esse sistema municipal deverá ser referendado pelos vereadores e tornar lei, outra coisa apresentado foi a Fundação de Cultura onde estamos propondo a  reformulação da lei que cria a fundação, onde só dois cargos são remunerados o cargo de presidente e de diretor de finanças. Estamos propondo que seja remunerado o cargo de diretor de projetos, estamos criando a diretoria de livre leitura, diretoria de música, artes cênicas, audiovisual, fotografia, dança e cultura popular  e criando o cargo de  maestro da banda de música 13 de maio, então estamos propondo essas mudanças na lei da fundação municipal de cultura.  Outra lei é que reformula o conselho municipal de cultura somente na nomenclatura de conselho municipal de cultura para conselho municipal de politica cultural para seguir a orientação do Ministério da Cultura. Além de uma breve prestação de conta sobre nossa passagem na Fundação de Cultura.

O Sistema Municipal de Cultura (SMC) integra o Sistema Nacional de Cultura (SNC)  é o principal articulador das políticas públicas de cultura no município, estabelecendo mecanismo de gestão compartilhada com os demais entes federados e com a sociedade civil.

Do Decom

Tags:
Recomendado pelo Google: