header top bar

section content

Palácio aceita indicação de Vital para TCU mas quer emplacar ex ministro no Supremo Tribunal Federal

A vaga no STF foi aberta com o anúncio da aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa, em julho. A presidenta Dilma Rousseff não tem prazo para promover a substituição.

Por

22/11/2014 às 12h04

Vital do Rêgo, Ministro do TCU. Veja!

O Palácio do Planalto fez chegar aos parlamentares do PMDB no Senado a mensagem de que aceita a indicação do senador Vital do Rêgo (PMDB) para o Tribunal de Contas da União se o partido apoiar o nome de José Eduardo Cardozo para o Supremo Tribunal Federal. A matéria foi publicada no portal IG. De acordo com a notícia, caso Cardozo vá mesmo para o STF, a Justiça poderia ficar com o Advogado Geral da União, Luís Inácio Adams.

Esta semana a Folha de São Paulo publicou que “caciques” do PMDB teriam sinalizados à presidenta Dilma Rousseff que, se ela indicar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para a vaga  do ministro Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal (STF), a indicação será barrada pelo partido no Senado, que tem a prerrogativa constitucional de analisá-la. Maior bancada da Casa, o PMDB tem entre seus próceres alguns dos alvos de ações da Polícia Federal, subordinada à pasta chefiada por Cardozo durante a campanhas eleitorais de 2014.

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, alguns líderes do PMDB já articulam a rejeição a Cardozo, um dos principais cotados para o posto no STF, na sabatina a ser feita pelo Senado.

A vaga no STF foi aberta com o anúncio da aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa, em julho. A presidenta Dilma Rousseff não tem prazo para promover a substituição, mas deve fazê-lo até o fim do ano. Além de Cardozo, estão no páreo o procurador geral da República, Rodrigo Janot; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Benedito Gonçalves; o subprocurador da República Eugênio Aragão; o professor da Universidade de São Paulo Heleno Torres; o professor da Universidade Federal do Paraná Luiz Fachin; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado.

DIÁRIO DO SERTÃO com PB Agora

Tags:
Recomendado pelo Google: