header top bar

section content

Vital recebe Sindicato dos Auditores de Contas e assume compromissos

O candidato peemedebista destacou que uma das principais propostas do seu Plano de Estado é criar o programa Contas Abertas

Por

04/09/2014 às 15h40

Vital recebe Sindicato dos Auditores

O candidato ao governo pela Coligação Renovação de Verdade, Vital do Rêgo, recebeu nesta quinta-feira (4) uma comissão de membros do Sindicato dos Auditores de Contas Públicas do Estado da Paraíba, presidido por Ana Amélia Vinagre Neiva.

Na oportunidade, eles entregaram uma pauta de reivindações da categoria para o quadriênio 2015-2019, sob o compromisso de conduzir a Controladoria Geral do Estado a excelência e eficácia no exercício de sua função fiscalizadora.

O candidato peemedebista destacou que uma das principais propostas do seu Plano de Estado é criar o programa Contas Abertas, que será um mecanismo fundamental para  combate a corrupção nos serviços públicos estaduais, garantindo moralidade e transparência às ações do eu governo.

“Vamos combater a corrupção abrindo as contas, enxugando o Estado. Hoje o cidadão paraibano não tem acesso sequer ao cumprimento da lei do acesso a informação. Contamos com o essencial auxílio dos auditores da Controladoria Geral do Estado”, ressaltou o peemedebista.

Entre as reivindicações propostas pelos Sindicato dos Auditores e acatadas por Vital estão:

1- Manutenção do vínculo institucional da Controladoria Geral do Estado à Governadoria.

2- Nomeação de secretário-chefe de formação e carreira de auditoria, de preferência do quadro de carreira da CGE-PB, a partir de lista tríplice obtida pela votação interna do corpo funcional do orgão.

3- Instituição de norma reguladora das atividades, poderes, autoridades e responsabilidades da CGE-PB, com a participação em seu delineamento das categorias técnica e administrativas da organização, preferencialmente através de lei complementar.

4- Alocação da CGE-PB em sede própria ou locada, com condições a instalação de seu quadro completo, contemplando os serviços de contabilidade, acompanhamento da dívida, auditoria e administração geral, com mobiliário e recursos de tecnologia da informação suficientes e adequados à realização de suas atribuições.

5- Realização urgente de concurso público para provimento de aproximadamente 40 vagas de auditor de contas públicas, como também para técnicos para apoio a auditoria, a administração geral e para as áreas de contabilidade e acompanhamento da dívida pública.

6- Provimento de condições de atualização do parque de recursos tecnológicos hoje operante no orgão.

7- Instituição de fundo próprio – Fundo Estadual de Transparência, Prevenção à Corrupção e Otimização da Gestão Pública – do qual a fonte de provimento de recursos seja distinta do orçamento geral do estado, a ser gerido por um conselho gestor na CGE-PB, formado prioritariamente por seu quadro técnico efetivo e direcionado exclusivamente ao suporte institucional para as atividades técnicas de auditoria e contabilidade.

8- Instituição para os auditores em exercício na CGE-PB abono, de natureza indenizatória, destinada à aquisição de equipamentos na área de informática, já contemplado em outros estados do Nordeste para categorias em funções similares.

9- Instituição de programa de educação profissional continuada com financiamento próprio.

10- Revisão do plano de carreira do quadro técnico de auditores da CGE-PB de forma a incorporar melhorias nas condições salariais já atribuídas a carreira de auditor da Assembléia Legislativa do Estado e a de fiscal da Receita Estadual, equalizando as questõs salariais e de pagamento de gratificações gerenciais.
 
11- Instituição de um canal de divulgação entre os orgãos e o público externo das ações desenvolvidas pela CGE-PB.

Asessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: