Vital apresenta suas propostas para a melhoria da educação paraibana
Para a educação o peemedebista que foi relator do Plano Nacional de Educação explica que é preciso aumentar significadamente o orçamento estadual
O candidato da Coligação Renovação de Verdade, Vital do Rêgo (PMDB-PT), apresenta suas propostas para a melhoria da educação paraibana que parti da ampliação do números de creches a criação da universidade do Sertão, visando combater os altos índices de analfabetismo, evasão e repetência registrados no Estado, além disso pretende oferecer condições dignas para os trabalhadores em educação.
Para a educação o peemedebista que foi relator do Plano Nacional de Educação explica que é preciso aumentar significadamente o orçamento estadual na Educação Pública, e garantir mais investimentos para melhoria salarial dos trabalhadores em educação, aumento do número de creches, escolas, reformas e ampliações, além de garantir mais investimentos e autonomia financeira para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus esse que seu pai foi o primeiro reitor, além da criação da Universidade do Sertão.
“Temos hoje mais de 350 mil crianças com idade de 0 a 5 anos sem acesso a uma creche na Paraíba, pois o déficit de creches ainda é muito grande, apesar dos investimentos do Governo da presidente Dilma que já construiu mais de 270 unidades. É preciso se criar uma ampla oferta de educação infantil em tempo integral a partir das creches passando para o ensino fundamental A ideia central das propostas é uma parceria entre creches e escolas do ensino básico com professores qualificados visando a consequentemente diminuição da evasão escolar”, disse.
O peemedebista lastima que a Paraíba atualmente apresente níveis paupérrimos na educação básica onde apenas 51% das crianças concluem o ensino básico, aonde as taxas de abandono escolar são superiores as nacionais e que o sistema educacional paraibano apresente um índice de reprovação que alcança os 39%. Vital pretende oferecer um programa de alfabetização para alavancar as metas ampliando o número de creches até atender toda a demanda; ampliar escolas integrais nos bairros populares, mantendo as nossas crianças o dia todo na escola; manter, ampliar e reforçar os programas que vêm apresentando resultados satisfatórios; promover a formação continuada dos professores, valorizando esses profissionais mediante programas voltados à carreira, incentivo cultural, inclusão digital e melhores salários.
Assessoria
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário