header top bar

section content

Programação cultural do Governo prevê literatura, dança e música neste sábado

O terceiro dia do Circuito Cultural, neste sábado (26) começa com o Seminário sobre Livro e Leitura que será ministrado pelo professor José Otávio Arruda Mello, gerente de literatura da Secretaria de Cultura, e por Cybele Macedo, da Fundação Espaço Cultural (Funesc). A palestra acontece na Casa de Cultura Cia da Terra, às 19h. Logo […]

Por

25/04/2014 às 14h49

O terceiro dia do Circuito Cultural, neste sábado (26) começa com o Seminário sobre Livro e Leitura que será ministrado pelo professor José Otávio Arruda Mello, gerente de literatura da Secretaria de Cultura, e por Cybele Macedo, da Fundação Espaço Cultural (Funesc). A palestra acontece na Casa de Cultura Cia da Terra, às 19h. Logo em seguida, duas companhias paraibanas de dança apresentam intervenções urbanas no Largo de São Pedro, no Centro Histórico de João Pessoa.

Primeiro, a Contexto Cia de Dança encena, às 20h30, “Cabeça de Lagartixa”, em uma mistura poética entre dança, fotografia e literatura, fazendo um passeio crítico entre questões levantadas nas dez imagens selecionadas do fotógrafo paraibano Ricardo Peixoto, e nos textos/depoimentos colhidos com o elenco e com o público em cada apresentação.

Os bailarinos interagem através de jogos coreográficos e colaborativos, buscando resoluções para os entraves encontrados nas fotografias, transformando imagens estáticas em dança, críticas verbais em movimento. Em cena, estão Alex Oliveira, Alison David e Ing Nunes.

Como uma extensão do espetáculo “Ethnotron – Ghetto Experiment”, a Tribo Éthnos apresenta, às 21h, “Corpos em Trânsito”, uma intervenção urbana composta para ocupações e apresentações em lugares abertos. Com caráter dialógico, o trabalho conecta diferentes códigos de dança para potencializar o design corporal que o coletivo pretende alcançar em cada performance.

Para encerrar a noite, a Cachaçaria Philipéia recebe o Atômico MC, às 23h, com discotecagem do DJ Alf em seguida. Residente em João Pessoa, Atômico MC iniciou carreira em 2001 e já fez shows com importantes artistas nacionais como Bnegão e os Seletores de Freqüência, Gabriel O Pensador, Du Souto, De Leve, Escurinho, Cabruera, Totonho e os Cabras, dentre outros. O seu trabalho segue expandindo a miscigenação musical do Ragga e do ritmo jamaicano ‘Dancehall’ com a realidade do celeiro cultural brasileiro.

Iniciado na última quinta-feira (24), o Circuito Cultural é uma realização do Governo do Estado, através do Movimento Varadouro Cultural e a Secretaria de Cultura, e segue até 11 de maio, com apresentações de quinta-feira a domingo. Diversas atrações de circo, teatro, dança, musica, além de debates e exibição de audiovisuais, estão na programação do evento que acontece no Centro Histórico da Capital com entrada gratuita.

São co-realizadores do evento o Balaio Nordeste, Coletivo Mundo, Trupe Arlequim, Moinho Produção, Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, Pogo Pub, Fundação Casa de Cultura Cia da Terra, Vila do Porto, Cachaçaria Philipéia e Café São Jorge, com apoio da Imaginária e Captura.Me.
 
Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: