Com pouca água nos reservatórios, Cajazeiras compra três toneladas de peixes por mês a outro Estado. Veja
Mesmo com pouca água, o Distrito de Boqueirão tem impulsionado uma de suas principais fontes de renda, que é a produção de camarão de água doce.
O peixe comercializado nos frigoríficos e demais estabelecimentos comerciais da cidade de Cajazeiras está vindo do reservatório Castanhão, do vizinho Estado do Ceará. Segundo estimativas de comerciantes locais, entre três e quatro toneladas de peixe do Ceará estão sendo comercializadas mensalmente em Cajazeiras.
Local
O Distrito de Boqueirão, município de Cajazeiras tem impulsionado uma de suas principais fontes de renda, que é a produção de camarão de água doce, utilizando-se de sua riqueza hídrica.
O manancial de Engenheiro Àvidos (Boqueirão), atualmente, com pouco mais de 17% de sua capacidade de armazenamento comporta esta importante atividade econômica do município.
De acordo com informações dos comerciantes do ramo, o produto pré-cozido é comercializado em Cajazeiras ao preço de R$ 13,00, o quilo, e tem alcançado grande aceitação.
A produção atual, tem superado à de outros anos, em virtude da pouca água existente no reservatório. Com o volume baixo, os pescadores têm conseguido uma produção bem maior em relação aos outros anos de grandes volumes do açude.
A produção de camarão de água doce tem sido uma alternativa de renda importante para dezenas de famílias do distrito. Com a escassez do peixe que é mais consumido em Cajazeiras, esses pescadores têm a opção do camarão como principal atividade para se manter. São, aproximadamente, 100 famílias que estão vivendo dessa atividade em Cajazeiras.
DIÁRIO DO SERTÃO com Gazeta do Alto Piranhas
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário