header top bar

section content

Vital defende projeto que estende seguro-desemprego a pequeno produtor vítima de calamidade

O produtor rural que exerça sua atividade individualmente ou em regime de economia familiar poderá receber seguro-desemprego na ocorrência de estiagem, geada ou enchente. O benefício é instituído por projeto de lei (PLS 577/2007) que deverá entrar na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) neste semestre, do qual o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) […]

Por

17/01/2014 às 08h10

O produtor rural que exerça sua atividade individualmente ou em regime de economia familiar poderá receber seguro-desemprego na ocorrência de estiagem, geada ou enchente. O benefício é instituído por projeto de lei (PLS 577/2007) que deverá entrar na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) neste semestre, do qual o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) é titular.

Segundo Vital, pagamento, pelo período máximo de cinco meses, será concedido também a parceiro, meeiro ou arrendatário rurais, conforme a proposta. Para se habilitar ao seguro-desemprego previsto, no valor mensal de um salário mínimo, o produtor terá de apresentar comprovante de inscrição na Previdência Social, há pelo menos um ano. Também deverá comprovar que não recebe outro benefício previdenciário e que exerceu atividade rural no último ano.

O autor do projeto, senador licenciado Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) – atual ministro da Previdência Social –, pretendia restringir a concessão do benefício aos atingidos pela seca, mas uma emenda da senadora Ana Amélia (PP-RS), acolhida pelo relator, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), incluiu os prejudicados por geada e enchente.

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e, após a votação pela CAE, seguirá para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde terá decisão terminativa.

Na justificação do projeto, os recursos necessários para arcar com o pagamento dos benefícios correrão à conta do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é a fonte utilizada para o pagamento das demais modalidades do seguro-desemprego

Da secom

Tags:
MUITO ESTRAGO

VÍDEOS: Chuva com vendaval causa destruição de prédios em Cajazeiras e Sousa e assusta moradores

DE 22 A 27 DE JANEIRO

VÍDEO: Teatro Ica completa 34 anos em Cajazeiras com extensa e diversificada programação cultural

DE 2017 PARA ESTE ANO

VÍDEO: São José de Piranhas tem aumento alarmante de homicídios em 2018; confira balanço da PM na região

VIXE!

VÍDEO: Vidente detalha futuro da imprensa de Cajazeiras e prevê mortes: “Não chega às festas juninas”