header top bar

section content

Vital apoia iniciativa do Code Club Brasil de ensinar programação de computadores às crianças

Para Vital, saber programar é uma habilidade importante em um mundo digital. “Hoje em dia não basta saber usar computadores, criar textos, planilhas, usar internet. As crianças também devem saber como as coisas funcionam. Aprender a programar não é útil apenas se você quiser ser um programador no futuro. Programar ajuda em outras habilidades, como […]

Por

04/12/2013 às 12h24

Para Vital, saber programar é uma habilidade importante em um mundo digital. “Hoje em dia não basta saber usar computadores, criar textos, planilhas, usar internet. As crianças também devem saber como as coisas funcionam. Aprender a programar não é útil apenas se você quiser ser um programador no futuro. Programar ajuda em outras habilidades, como resolver problemas, desenvolve o raciocínio lógico e contribui em outras matérias como ciências e matemática.”

A iniciativa do Code Club no Brasil sobre o nome de ‘Code Club Brasil’ e endereço eletrônico (http://codeclubbrasil.org/) desenvolve projetos criados por programadores e testados em 20 escolas piloto no Reino Unido. Hoje se em quase mil clubes de programação espalhados pelo mundo.

O que é o Code Club?

A iniciativa cria projetos para que seus voluntários possam ensinar programação como atividade extra-curricular em escolas, ou outros locais, como por exemplo uma biblioteca. Seus projetos ensinam as crianças a programar através de jogos, animações e páginas internet. Os voluntários atuam em locais próximos de suas casas, uma hora por semana.

Em cada série os alunos aprendem usando imaginação e criatividade através da realização de projetos. Os cursos 1 e 2 utilizam a ferramenta Scratch para ensinar as bases de programação de computadores. O curso 3 introduz o desenvolvimento web usando HTML e CSS. No curso 4 se ensina Python e assim por diante.

O Code Club foi criado por Clare Sutcliffe e Linda Sandvik em Abril de 2012. Em 2013, teve-se a ideia de trazer o Code Club para o Brasil.

“Nosso sonho é que cada escola do Brasil tenha um clube de programação onde as crianças possam aprender informática. Temos quase 200 mil escolas no Brasil, temos muito trabalho pela frente, mas acreditamos que isso seja possível!”, revela um representante do Code Club Brasil.

Sua Filosofia

A filosofia do Code Club é diversão, criatividade e aprendizagem pela descoberta. Para eles é importante que as crianças curtam o tempo que elas passam no Code Club e que não se sintam como se estivessem em mais uma aula da escola. Eles devem entender que eles são responsáveis pelo que o computador faz, e podem (e devem) fazer com que o computador faça o que eles querem, não o contrário.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: