header top bar

section content

ALPB formula parcerias na comemoração dos dois anos do Memorial Legislativo

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) assinou Protocolo de Intenções com o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) e com a Academia Paraibana de Letras (APL), na manhã desta quarta-feira (27), durante solenidade prestigiada na sede do Memorial Parlamentar da Casa de Epitácio Pessoa. A iniciativa fez parte das comemorações alusivas aos […]

Por

27/11/2013 às 16h26

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) assinou Protocolo de Intenções com o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) e com a Academia Paraibana de Letras (APL), na manhã desta quarta-feira (27), durante solenidade prestigiada na sede do Memorial Parlamentar da Casa de Epitácio Pessoa. A iniciativa fez parte das comemorações alusivas aos dois anos de fundação do órgão. O objetivo da parceria será o de promover o desenvolvimento do projeto “Biografias” e favorecer a realização de pesquisas históricas.

Na oportunidade, ainda foram lançados os projetos e o “Cine História” – Mostra de Documentários sobre a História da Paraíba – e “Memorial Digital dos Municípios”, que vai apresentar informações gerais pela internet sobre as 223 cidades paraibanas, a exemplo das leis de decretos de fundação.

Ainda durante a solenidade, os representantes da Mesa Diretora e convidados conheceram as novas instalações internas do Memorial Parlamentar. Entre eles, o ambiente “O Poder Legislativo Através do Tempo (1586-2011)”, a biblioteca com obras sobre os ex-parlamentares e escritas por deputados que também se destacaram como escritores e o novo acervo digital, entre outros.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Ricardo Marcelo (PEN), destacou a importância do Memorial Parlamentar para o resgate da história, vida e obra dos deputados estaduais que ajudaram a construir a Constituição do Estado da Paraíba e que criaram leis fundamentais para o cotidiano da população paraibana.

“É gratificante para todos nós que fazemos parte do Poder Legislativo estar aqui comemorando dois anos de franca atividade do nosso Memorial. Estamos dando a colaboração à sociedade para que ela possa conhecer as atividades do Poder Legislativo, desde o século passado até os dias de hoje. A tendência é criarmos parcerias para ampliar esse trabalho, para que toda a população tenha acesso à história política e legislativa da Paraíba”, disse Ricardo Marcelo.

Em discurso emocionado, o presidente da Academia Paraibana de Letras, Damião Ramos Cavalcanti, destacou a implantação do memorial como uma das maiores ações desenvolvida em prol da sociedade paraibana, por meio do resgate da memória. “É uma ação imensurável, que contribui com a história do Poder Legislativo, é um momento memorável que jamais se apagará da história porque, justamente, é uma questão de memória. A Assembleia está de parabéns com esta iniciativa”, comentou.

O presidente do IHGP, Joaquim Osterne Carneiro, afirmou que os dois anos de atividades do Memorial Parlamentar foram fundamentais para a sociedade, principalmente, pela formulação de parcerias que possibilitarão a abertura de espaço para pesquisas sobre a memória do Poder Legislativo.

“Isso vai permitir que pessoas ligadas ou não à Assembleia e historiadores vinculados ao Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, a mais antiga instituição cultural da Paraíba, com 108 anos, realizem pesquisas, façam estágios e possam utilizar a biblioteca e o museu do nosso instituto e também do Memorial Parlamentar, e vice versa. Portanto, é mais uma fonte rica de pesquisa disponível aos nossos estudantes”, comentou.     
 
Preservação histórica
Também presente, o presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, afirmou que o Memorial Parlamentar favorece a preservação da cultura e da história política paraibana. “Este é um ambiente que fornece um trabalho indispensável. Eu tinha muita curiosidade em conhecer esta casa e fiquei impressionado com o que vi. A Paraíba é um berço de inteligência, de estadistas, de poetas, de escritores e de juristas, portanto, fico feliz em saber que temos a disposição mais um rico acervo sobre a história de uma terra tão querida”, afirmou. 
 
Pesquisa e biografias dos deputados
De acordo diretora de Cultura da ALPB, Cida Lobo, o Memorial Parlamentar socializa o conhecimento que existe no âmbito do Poder Legislativo e mostra a sua importância dentro do contexto da sociedade. “Além disso, no ponto de vista acadêmico, ele representa um grande avanço, por meio da formulação de parcerias institucionais com o IHGP e com a Academia de Letras, que vai proporcionar a realização de colóquios, seminários e no aprofundamento do estudo das biografias dos deputados”, explicou.

Ainda segundo Cida Lobo, o objetivo agora é dar sequência na produção de biografias para mostrar a atuação de todos os deputados que já passaram pela ALPB, mostrando tanto sua produção legislativa quanto a sua vida em torno da sociedade paraibana. Além disso, incentivar a população a conhecer a história dos municípios, por meio do novo “Memorial Digital dos Municípios”.

“A biografia é um tipo de leitura que as pessoas se interessam, sem falar na grande busca que recebemos diariamente. Por isso, também estamos lançando este novo Memorial Digital, pois, os gestores e a população têm curiosidade em saber as leis que os instituíram, decretos, entre outras informações. Isso transmite conhecimento e favorece a sociedade como um todo”, concluiu.  

Participaram da solenidade os deputados estaduais Trócolli Júnior (PMDB), José Aldemir (PEN), Gilma Germano (PPS), Ivaldo Morais (PMDB), Wilson Braga (PV) e Toinho do Sopão (PEN). Também estiveram presentes familiares de ex-parlamentares da ALPB, homenageados pelo Memorial, historiadores e funcionários da Casa de Epitácio Pessoa.
 
“Breve História do Legislativo Paraibano” 
Ainda dentro das comemorações de dois anos do Memorial Parlamentar, a Mesa Diretora da ALPB fará o lançamento do livro/álbum “Breve História do Legislativo Paraibano”, em solenidade no início da noite desta quarta-feira (27), às 18h, no Salão Nobre da ALPB. A publicação possui 220 páginas ilustradas e revisita por meio de documentos e imagens importantes os mais decisivos momentos da vida política do País e do Estado, principalmente a partir da criação do parlamento nacional, em 1823, e da Assembleia Estadual, instalada em 1835.  
 

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: