header top bar

section content

Deputados discutem saúde, segurança e clima em sessão ordinária

Como vários deputados participaram da Caravana da Saúde ou tiveram compromissos políticos a presença em plenário foi mínima.

Por

14/11/2013 às 15h14

A sessão ordinária desta quinta-feira (14) na Assembleia Legislativa da Paraíba teve pronunciamentos dos deputados sobre o Dia Mundial do Diabetes, insegurança na região de Araruna e a escassez de água no Estado. Como vários deputados participaram da Caravana da Saúde ou tiveram compromissos políticos a presença em plenário foi mínima.

O deputado Janduhy Carneiro (PTN) lembrou o Dia Mundial do Diabetes, que serve para alertar as pessoas sobre a prevenção e o tratamento da doença. Ele enfatizou o fato de 12 milhões de brasileiros viverem com diabetes, na Paraíba são mais de 300 mil diagnosticados.

"O diabetes precisa ser controlado com o tratamento multidisciplinar. Entre as complicações está o infarto e a retinopatia". O parlamentar falou sobre a falta da medicação para os pacientes carentes que necessitam das fórmulas necessárias ao tratamento.

O deputado Vital Costa (PP) fez apelo ao presidente do TJ no sentido de abrir vacância para nomear juíza para a 1ª Vara da Comarca de Araruna. Por conta da falta de magistrado, a população do município que tem cerca de 20 mil habitantes sofre com a lentidão na tramitação dos processos naquele juízo. Outro tema foi a mudança da delegacia de polícia do Centro de Tacima para a rodovia que liga o município a Passa e Fica, no Rio Grande do Norte.

De acordo com o deputado, o local é de difícil acesso para a população que se sente desprotegida. Vital Costa aproveitou para apelar ao secretário de Segurança para a adoção de providências na região. A mesma situação estaria acontecendo no município de Cacimba de Dentro e a comunidade aguarda providências do Comando da Polícia Militar.
 
Emendas
O deputado Assis Quintans (Democratas) fez um relato de quatro emendas que está apresentando ao Orçamento Anual do Estado. Ele fez alerta aos colegas de bancada e pediu a colaboração no sentido de aprovar as propostas por ele apresentadas. O parlamentar, que é presidente da Frente da Seca na ALPB, lembrou de audiência que será realizada no Congresso Nacional sobre o uso da água do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que atende à população de Campina Grande e região.
 
Alerta climatológico
O deputado Carlos Dunga (PTB) relatou uma audiência com o governador Ricardo Coutinho para tratar de assuntos diversos nesta quarta-feira, sobretudo, acerca da climatologia do Estado. Ele fez um apelo ao chefe do Executivo por providências no sentido de esclarecer a situação da Paraíba para o próximo ano. Com o conhecimento do quadro, inclusive, o parlamentar enfatiza que seria possível e proveitoso até mesmo para que fossem dirigidas emendas aos Orçamento Estadual para providências quanto à estiagem e falta de água.

Carlos Dunga lembrou que as emendas parlamentares podem destinar recursos para a perfuração e implantação de poços, dessalinização de água em consonância com a necessidade dos paraibanos no próximo ano. "É preciso tomar ciência. Já falei com o governador e com o presidente da Assembleia sobre o assunto. Se esse relatório não chegar para subsidiar a destinação de nossas subvenções, eu não tenho mais o que dizer a Paraíba e aos meus irmãos paraibanos", enfatizou.
 
Serviços da Cagepa
O deputado Toinho do Sopão (PEN) também abordou a questão da água, porém, tomando por base o serviço prestado pela Cagepa. Ele falou que a empresa está entre as mil que mais rentáveis do País. Em 2012 foram R$ 434 milhões, lucro líquido de R$ 700 mil. Apesar de rentável, a empresa está no vermelho e pediu empréstimo à Caixa Econômica, operação que deve se concretizar até o final do mês, segundo a Presidência da Cagepa.

Todos os dias falta água em várias regiões. Sete municípios vivem colapso no abastecimento e outros 19 convivem com racionamento. "Nós que votamos pelo empréstimo da Cagepa precisamos pedir explicações sobre esse caos no abastecimento de água tratada em nosso Estado", afirma.

Da secom

Tags:
Recomendado pelo Google: