header top bar

section content

27 cidades da Paraíba receberão médicos importados de Cuba; No Sertão, 18 municípios estão na lista

Quadro: Dos 90 municípios paraibanos cadastrados no programa do Governo Federal, 27 deles serão contemplados pelos médicos que se inscreveram.

Por

24/08/2013 às 10h05

O Estado da Paraíba tem 27 municípios entre as 701 cidades brasileiras que devem receber os profissionais médicos vindos de Cuba. Na primeira etapa do programa “Mais Médicos”, 400 profissionais cubanos vêm para o Brasil. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde esta semana.

De acordo com o Ministério da Saúde, das 27 cidades da Paraíba que deverão receber médicos cubanos, 18 são do Sertão do Estado, são elas: Aguiar, Baraúna, Bernardino Batista , Boa Ventura, Brejo dos Santos,Desterro, Juru ,Nova Olinda, Olho D'Água, Santa Inês, Santana de Mangueira ,Santana dos Garrotes, Joca Claudino,São Francisco, São José de Princesa, Serra Grande, Taperoá e Teixeira.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nessa quarta-feira (21), o termo de cooperação com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) para contratar coletivamente médicos de Cuba para atuar no Brasil. O acordo prevê a chegada de 4 mil médicos cubanos até o final do ano

Como será?
Nesta primeira etapa da parceria, serão 400 médicos que chegam ao Brasil já neste fim de semana e começam a atuar nas Unidades Básicas de Saúde em 16 de setembro. Eles passarão por avaliação de três semanas juntamente com os demais médicos do programa com diploma do exterior – entre 26 de agosto e 13 de setembro. A distribuição desses profissionais nos 701 municípios ainda será definida.

A maioria das cidades que vão receber os cubanos, 68% deles, apresenta os piores índices de desenvolvimento humano do país e 84% estão no interior do Norte e Nordeste, em regiões com 20% ou mais de sua população vivendo em situação de extrema pobreza.

Brasileiros e estrangeiros
Segundo o Ministério da Saúde, 51 médicos optaram, no período de inscrição, por atuar na Paraíba pelo programa Mais Médicos. São 47 profissionais brasileiros e quatro estrangeiros.

Veja também: Alunos de Medicina planejam mobilização contra Decreto para importação de médicos estrangeiros

Deputado José Aldemir convoca Audiência na Assembleia para discutir vinda de médicos cubanos

DIÁRIO DO SERTÃO com  G1 PB

Tags:
36 ÓBITOS

VÍDEO: Homem que deu entrada no HRC vítima de infarto é registrado nos óbitos por Covid-19 em Cajazeiras

PROCESSO DA CORES

VÍDEO: Myrian Gadelha afirma que pré-candidatura de Tyrone é desrespeito porque ele estaria inelegível

CRÍTICAS

VÍDEO: André diz que após Tyrone, próximo prefeito de Sousa terá que ter coragem para fazer concurso

NÃO VAI TER

VÍDEO: Tyrone bate o martelo e descarta definitivamente gratificação para servidores da Saúde em Sousa

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!