header top bar

section content

Senador paraibano é indicado para compor Conselho de Ética; ¨Estou orgulhoso¨Disse

O anúncio foi feito pelo presidente do Senado Federal, o senador José Sarney na tarde desta terça-feira (26).

Por

26/04/2011 às 16h05

O senador Wilson Santiago (PMDB) foi indicado por seu partido nesta terça-feira (26), para compor o Conselho de Ética da Casa, na condição de 1º suplente da bancada peemedebista. O anúncio foi feito pelo presidente do Senado, senador José Sarney.

Santiago disse que “participar do Conselho de Ética do Senado Federal, significa uma grande responsabilidade, ao tempo que representa uma distinção para a bancada paraibana no Congresso Nacional, e por isto, esperamos corresponder à confiança que, outra vez, nos é depositada pelos companheiros peemedebistas”.

Atribuições
O Conselho de Ética tem como responsabilidade acompanhar o cumprimento da Resolução 20/93 da Casa, que lista os deveres fundamentais de um senador e os procedimentos disciplinares a que estará sujeito caso falte com esses deveres.

Por essa resolução, são deveres fundamentais do senador: promover a defesa dos interesses populares e nacionais; zelar pelo aprimoramento da ordem constitucional e legal do país, particularmente das instituições democráticas e representativas, e pelas prerrogativas do Poder Legislativo; exercer o mandato com dignidade e respeito à coisa pública e à vontade popular; apresentar-se ao Senado durante as sessões legislativas ordinária e extraordinária e participar das sessões do Plenário e das reuniões de Comissão de que seja membro, além das sessões conjuntas do Congresso Nacional.

Pela resolução, considera-se incompatível com a ética e o decoro parlamentar: o abuso das prerrogativas constitucionais asseguradas aos membros do Congresso Nacional; a percepção de vantagens indevidas; a prática de irregularidades graves no desempenho do mandato ou de encargos decorrentes.

Os nomes indicados pelos partidos para compor o Conselho são:
PMDB: como titulares, Lobão Filho (MA), João Alberto Souza (MA), Renan Calheiros (AL) e Romero Jucá (RR). Como suplentes: Wilson Santiago (PB), Valdir Raupp (RO) e Eunício Oliveira (CE).

PT: como titulares, Humberto Costa (PE), Wellington Dias (PI) e José Pimentel (CE). E como suplentes: Aníbal Diniz (AC), Walter Pinheiro (BA) e Ângela Portela (RR).

PSDB: como titulares, Mario Couto (PA) e Cyro Miranda (GO). Como suplentes: Paulo Bauer (SC) e Marisa Serrano (MS).

PTB: como titular, Gim Argello (DF) e como suplente, João Vicente Claudino (PI).

DEM: como titular, Jayme Campos (MT) e como suplente, Maria do Carmo Alves (SE).

PR: Vicentinho Alves (TO).

PP: Ciro Nogueira (PI).

PDT: Acir Gurgacz (RO).

PSB: Antonio Carlos Valadares (SE).

DIÁRIO DO SERTÃO com secom

Tags:
Recomendado pelo Google: