header top bar

section content

Supostas candidaturas femininas ‘laranjas’ são alvos de investigação pelo MPE, na cidade de Nazarezinho

O MPE suspeita que as fraudes foram praticadas com base na ausência de preenchimento da cota legal que impõe a apresentação de, no mínimo, 30% das candidaturas de pessoas de cada gênero.

Por Juliana Santos

18/12/2020 às 16h19 • atualizado em 18/12/2020 às 17h13

A Aije foi aberta par identificar a suposta fraude pelo partido Cidadania. (Foto: Reprodução)

O Ministério Público Eleitoral (MPE) por meio da 63ª Zona Eleitoral da cidade de Sousa, Sertão paraibano, abriu um Ação de Investigação Eleitoral (Aije), para apurar a existência de candidaturas “laranjas” e “fantasmas” de mulheres, que concorreram a vagas, na Câmara Municipal de Vereadores, na campanha política desse ano, no município de Nazarezinho, na região de Sousa.

De acordo com o texto da Aije, o partido da Cidadania teria lançado 06 homens e 03 mulheres para disputar vagas para vereadores do município, mas duas das mulheres tiveram apenas 6 votos. Ainda de acordo com a ação, a suspeita é que as fraudes foram praticadas com base na ausência de preenchimento da cota legal que impõe a apresentação de, no mínimo, 30% das candidaturas de pessoas de cada gênero.

VEJA TAMBÉM

MPE investiga supostas candidaturas femininas ‘fantasmas’ na disputa da Câmara Municipal de São Bento

A Aije requer o reconhecimento da prática da fraude e do abuso de poder na composição da lista de candidatos às eleições proporcionais, a desconstituição de todos os mandatos obtidos pela coligação, dos titulares e dos suplentes impugnados.

Além disso, a promotoria requer ainda que sejam declarados nulos todos os votos atribuídos à coligação impugnada e a inelegibilidade pelo período de oito anos subsequentes às eleições de 2020.

O juiz eleitoral, Vinicius Silva Coelho, notificou os representados e deu prazo de cinco dias, para defesa.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: