header top bar

section content

VÍDEO: Bispo de Cajazeiras diz que transferências de padres quebram ‘marasmo’, e resistência é natural

Recentemente, Dom Francisco de Sales anunciou doze nomeações e transferências de padres para outras paróquias do Sertão paraibano

Por Jocivan Pinheiro

30/08/2018 às 16h44 • atualizado em 30/08/2018 às 16h45

Recentemente o bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom Francisco de Sales Alencar Batista, anunciou doze nomeações e transferências de padres para outras paróquias do Sertão paraibano. Segundo o bispo, as transferências são uma prática corriqueira da igreja e muitas vezes não há um motivo específico senão estimular as comunidades e os próprios sacerdotes.

Porém, também é comum que haja certa resistência de algumas comunidades que não querem ‘perder’ o padre que, com o passar dos anos, se tornou querido por todos da sua paróquia.

VEJA TAMBÉM:

Bispo da Diocese de Cajazeiras empossa novo administrador da Paróquia de N. Senhora dos Milagres

Após admitir que evento era pequeno, bispo anuncia novidades da festa da padroeira de Cajazeiras

Dom Francisco de Sales Alencar Batista, bispo da Diocese de Cajazeiras

Perguntado como a Diocese lida com essa reação, o bispo respondeu que todo processo de resistência é natural quando há afeição por algo ou alguém, mas que as transferências também são salutares porque quebram rotinas que haviam deixado os fiéis e o padre acomodados, bem como incentivam renovações eclesiais.

“As afeições são belas. É bonito ver quando uma comunidade vai se despedir do seu pároco com saudade e alegria. Triste é quando a comunidade está aliviada porque o sacerdote vai para outro espaço. Mas a mudança é salutar. É claro que a bondade do serviço que cada padre presta à comunidade também pode cair numa espécie de rotina, de marasmo, onde todo mundo se acostuma com a mesma coisa. Então, estímulos novos são necessários dentro do próprio dinamismo da igreja”, justificou Dom Francisco.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: