header top bar

section content

Bispo de Cajazeiras chora ao anunciar renúncia, fala de sucessor, pede perdão a fieis e diz não ter casa. Vídeo!

Dom José deixou uma mensagem de despedida aos fieis da Diocese da cidade de Cajazeiras e pediu perdão pelas suas falhas. Assista ao vídeo completo!

Por

16/09/2015 às 17h59

O bispo diocesano de Cajazeiras, Dom José González Alonso realizou nesta quarta-feira (16) uma coletiva para a imprensa, ocasião em que divulgou de maneira oficial que o Vaticano aceitou o seu pedido de renúncia. 

Emocionado, Dom José agradeceu a todos os diocesanos pelo carinho e atenção durante todo tempo em que esteve em Cajazeiras e explicou quais os destinos da diocese a partir de agora.

Em conversa com a reportagem da TV Diário do Sertão, Dom José disse que não pretende ficar em Cajazeiras para não interferir no trabalho do novo bispo. “Não é conveniente que o bispo fique no mesmo lugar. Talvez eu permaneça na Paraíba. Não tenho casa, mas Deus proverá”, disse ele.

Com relação ao próximo bispo de Cajazeiras, Dom José disse que não sabe quem será, mas afirmou que ocorre um estudo para elaborar o perfil da diocese. “Vou ajudar enviando relatórios, demonstrando a situação da diocese para que seja elaborado o perfil do novo bispo”. 

Como mensagem de despedida, Dom José disse que a igreja continua, que é o principal e pediu perdão pelos erros. “Continuemos nossa caminhada evangelizando. Perdoo a todos e peço perdão se minhas atitudes não agradaram”.

Trajetória
Espanhol de nascimento, seu lema episcopal “Fé e Vida” é a marca e expressão de sua atividade pastoral no serviço à Igreja centenária de Cajazeiras. Sua posse aconteceu no dia 21 de agosto de 2001, quando movimentou toda a comunidade cajazeirense e sertaneja.

Dom José González Alonso dedicou muita atenção com todas as pastorais, em especial à familiar e a litúrgica.

Idealizou e colocou em prática as reformas necessárias na Catedral, como por exemplo, a reforma do altar, a fonte batismal, sala da reconciliação, capela do santíssimo, e incentivou que as paroquias também realizassem as melhorias na estrutura das igrejas. Concluiu a construção do Lar Sacerdotal Dom Zacarias, dotando-o das condições necessárias para bem atender os sacerdotes, Ampliou o Centro Diocesano de Pastoral, dando-lhe maior funcionalidade. 

A diocese de Cajazeiras completou 100 anos no dia 27 de junho, e no mês de julho o bispo diocesano completou 75 anos e encaminhou o seu pedido de renúncia para o Papa Francisco. A cidade estava vivendo nesta expectativa. Após as comemorações das festividades da padroeira da Diocese de Cajazeiras, Nossa Senhora da Piedade, o bispo anunciou sua renúncia. 
 

DIÁRIO DO SERTÃO 

Tags:
Recomendado pelo Google: