header top bar

section content

Igreja define programação da Semana Santa em Sousa: “É momento de recordar passos de Jesus”, diz padre

O vigário José Elias disse que a Procissão de Ramos está confirmada para este domingo na cidade de Sousa. Veja a programação

Por

16/04/2014 às 12h22

Jornalista Afonso Webe entrevistou o padre José Elias (Foto: DS)

Definida programação da semana santa na cidade de Sousa. As três igrejas principais da cidade já definiram procissões e celebrações a partir do próximo final de semana com a ocorrência do “Domingo de Ramos”.  O roteiro de atividades religiosas é praticamente similar em todas as igrejas católicas com a realização de algumas mobilizações conjunta como a procissão de ramos neste domingo e a procissão do “Senhor Morto” na sexta-feira Santa.

O Santuário Eucarístico do Bom Jesus localizado no centro de Sousa é coordenado pelo padre José Elias. O vigário disse que a Procissão de Ramos está confirmada para este domingo, 13, a partir das 17h. Os fiéis irão se concentrar na Igreja de São José, no Bairro São José, e sairão em caminhada até a igreja do Bom Jesus para a celebração de missa as 18h.

As atividades seguem na terça-feira, 15 de abril, com a celebração da misericórdia. A assessoria do Santuário do Bom Jesus, confirmou que trata-se de uma ação litúrgica para toda a comunidade.

Na quarta-feira, dia 16, acontecerá às 19h a “Via Sacra Viva” com a participação de personagens da Paixão de Cristo. As atividades serão encenadas por uma equipe da própria pastoral da igreja.

A programação religiosa segue na quinta-feira da semana santa com a cerimônia do Lava Pés. A tradicional liturgia está marcada para as 17h. Em seguida às 22h está programada a procissão do Silêncio, com saída da Capelinha localizada no abrigo Jesus Maria José, no Bairro do Angelim, na periferia de Sousa. Os homens são convidados para a procissão e tradicionalmente devem carregar consigo uma vela para representar o lamento da igreja pela proximidade da morte de Jesus.
Na sexta-feira Santa, 18 de abril, a programação começa às 7h da manhã com a Procissão dos Jovens. A caminhada começa com os homens saindo da Igreja do Bom Jesus conduzindo a imagem de Bom Jesus dos Passos. As mulheres saem da Igreja de Santana, no Bairro da Estação, com a condução da imagem de Nossa Senhora das Dores. O encontro do jovens acontece no final da manhã em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.

À tarde acontece a Ação Litúrgica mais conhecida como “Beijo da Cruz”. A programação está agendada para as 15h na Igreja do Bom Jesus e em outras paróquias. Às 19h as ruas de Sousa serão tomadas pela “Procissão do Senhor Morto”. A imagem saíra do Bairro da Estação com destino ao centro onde se encontrará com a imagem de Nossa Senhora da Soledade.

No sábado acontece a Vigília Pascal com a celebração do Fogo Novo na Praça do Milagre, localizada no centro de Sousa. Em seguida acontecerá ação litúrgica com celebrações e batizados de jovens e adultos.

No domingo de Páscoa, o domingo de Aleluia, a Igreja comemora a ressurreição de Cristo. Missas serão celebradas as 7h e 19h.

Veja vídeo!

George Wagner especial para o DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: