header top bar

section content

Jucinério reclama de falta de locais para subprefeitos atenderem a população e pede mais valorização da categoria

Segundo o vereador, dos quatro distritos cajazeirenses, apenas Boqueirão possui uma sede improvisada em um posto de saúde.

Por

04/05/2015 às 21h00

Vereador de Cajazeiras, Jucinério Félix

Após ser procurado por pessoas que se dizem constrangidas por terem que ir diretamente nas casas dos subprefeitos para serem atendidas, o vereador Jucinério Félix (PROS) levou à tribuna da Câmara Municipal de Cajazeiras, na sessão desta segunda-feira (4), sua preocupação com relação à valorização desta categoria, considerada por ele bastante importante por ser um elo entre as comunidades rurais e a prefeitura, mas que não tem sequer sedes para receber a população.

Segundo o vereador, dos quatro distritos cajazeirenses, apenas Boqueirão possui uma sede improvisada em um posto de saúde. Nos demais locais (Azevém, Divinópolis e Serra da Arara) os subprefeitos recebem a população em suas residências, o que tem causado constrangimento principalmente para quem não votou na prefeita.

“É constrangedor eu ir na casa de um subprefeito se esse subprefeito não é uma pessoa aliada, uma pessoa muito próxima. Já num órgão oficial você se sente mais à vontade. Como vereador de oposição, eu posso ir na prefeitura de Cajazeiras e eles têm por obrigação me receber, porque lá é um órgão público, para todas as pessoas. Mas se eu for na casa da prefeita Denise, já é outra história. A prefeita me recebe se ela quiser, porque lá é a casa dela. Então precisa urgentemente criar espaços públicos no Azevém, Serra da Arara e Divinópolis”, disse o vereador em seu discurso.

Para Jucinério, o ideal seria construir sedes para as subprefeituras. No entanto, diante da dificuldade momentânea de realizar essas obras, é possível improvisar as sedes em locais públicos como escolas, postos ou associações, com horário de atendimento estabelecido.

“Seria uma ponte entre as secretarias e a prefeita. Porque muitas vezes é muito mais fácil conversar com o subprefeito ou a subprefeita e eles trazerem a reivindicação. Mas para isso eles têm que ter um horário de atendimento e um espaço que seja público”.

O parlamentar afirmou também que a relação de alguns subprefeitos com a administração municipal estaria desgastada, e mudanças precisam acontecer.

“É preciso que as subprefeituras não sejam apenas cabides de emprego. Os subprefeitos têm um papel muito parecido com o papel de um secretário. Eles trazem toda a demanda de um distrito. Eu encontrei distritos por aí que o subprefeito não está valendo nada. Está desgastado. Porque não estão atendendo às suas solicitações. Então as subprefeituras de Cajazeiras precisam ser rediscutidas”.

Veja o discurso do vereador oposicionista e a defesa da situação.

Lindberg nega desgaste, mas concorda com construção de sedes
Líder da prefeita na Câmara, o vereador Lindberg Lira (PDT) garantiu que a prefeita tem dado a devida atenção aos subprefeitos e procurado atender às reivindicações da população que são trazidas por eles, negando, assim, que haja desgaste na relação. Por outro lado, ele concorda que é necessário providenciar sedes para as subprefeituras e acredita que Denise vai resolver o problema.  

“Eu acredito que é uma preocupação da prefeita organizar espaços físicos para que esses subprefeitos trabalhem dignamente. Mas é a dificuldade de locar prédios. E se for para construir, isso vai alocar recursos, e nós sabemos como está a situação do Brasil hoje, com recursos escassos; infelizmente estamos numa crise econômica e não tem como a prefeita dispensar recursos para construção de prédios. Mesmo com essa dificuldade de atendimento em casa, os subprefeitos estão trabalhando. Eu vejo vários trazendo os pleitos das comunidades para a prefeita resolver; muitos atendem nas associações. Eu também concordo que deveria ter um espaço, mas eu tenho certeza que a prefeita vai providenciar esses espaços para que o pessoal seja atendido.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: