header top bar

section content

ESPERANÇA: Paciente volta a enxergar após realizar transplante de córnea; cirurgias são feitas na cidade de Sousa e médico faz campanha para doações: “250 pessoas estão na lista de espera”.

O primeiro transplante de córnea foi realizado na cidade de Sousa há 12 anos pela equipe do cirurgião transplantador Dr. Patrício Sarmento. Confira os detalhes aqui!

Por Campelo Sousa

13/06/2017 às 15h00 • atualizado em 13/06/2017 às 16h07


O transplante de córnea é uma cirurgia oftalmológica delicada e minuciosa capaz de devolver a visão e fazer o paciente receptor ver a luz, as pessoas, as plantas, etc. É a primeira interface que a luz atravessa. Ela permite a entrada da luz e executa dois terços das tarefas de foco, seguida da íris (área colorida do olho), e da pupila. A córnea é avascular, sendo nutrida pelo humor aquoso, pelo filme lacrimal, e por difusão de vasos presentes no limbo.

O primeiro transplante de córnea foi realizada em Sousa há 12 anos pela equipe do cirurgião transplantador Dr. Patrício Sarmento. Naquele ano, a cidade fez parte dos anais da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos- ABTO, referenciada como a primeira cidade do Brasil com menos de 120 mil habitantes a transplantar córnea.

Equipe que participou do procedimento cirúrgico (foto: Assessoria)

Vários pacientes foram sucessivamente submetidos a transplante na cidade Sorriso da Paraíba, no entanto, os transplantes deixaram de ser realizados, pois não havia hospital ou serviço de saúde credenciados ao Sistema Nacional de Transplantes e que consequentemente pudessem receber o tecido transparente que nos permite enxergar.

Veja também: CLINOS oftalmologia é referencia em cirurgia de catarata e transplante de córnea; são mais de 30 mil pacientes na Paraíba

Foram dez anos de escuridão, sem que pudéssemos devolver a visão àqueles que tanto a perseguiam até que a Clinos Oftalmologia Especializada estruturou um bloco cirúrgico moderno e aparelhado que atendesse aos requisitos do Sistema Nacional de Transplantes e novamente, com a graça de Deus, a luz da vida, pela visão pôde novamente ser devolvida a um paciente em Sousa.

A CLINOS que fica localizada na Rua José Fagundes de Lira, no bairro Gato Preto

No último dia 10 de junho, um dos dez pacientes que aguardam na fila para receber a córnea no município de Sousa foi agraciado pelo presente de alguém que deixou a vida, mas que também deixou a luz para um semelhante. Mais um transplante realizado com sucesso, raios de luz para quem tanto esperou e para nossa equipe médica e de enfermagem, a satisfação de podermos ser esse instrumento. Na Paraíba, mais de 250 pessoas estão na lista de espera aguardando o transplante.

“Uma lição para sermos doadores. Converse com sua família, expresse a sua vontade de doar seus órgãos. Permita que sua vida continue na vida de um semelhante”, disse Dr. Patrício.

DIÁRIO DO SERTÃO
com Assessoria

Recomendado pelo Google: