header top bar

section content

Em sessão extraordinária, Câmara de vereadores aprova municipalização e prefeito Chico Mendes reabre hospital em São José de Piranhas

O prefeito afirmou também que vai agendar uma reunião, para a próxima semana, com os prefeitos das cidades de Monte Horebe e Carrapateira

Por Diário do Sertão

23/06/2017 às 11h06 • atualizado em 23/06/2017 às 11h18

Chico Mendes municipaliza hospital (Foto: Radar Sertanejo)

Reunidos extraordinariamente em sessão histórica na Câmara Municipal, os vereadores aprovaram, por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de lei (PL) envido pelo Executivo para a municipalização da Fundação Hospitalar de São José de Piranhas. A sessão aconteceu no fim da tarde e início da noite desta quinta-feira (22).

A partir de agora, a Fundação Hospitalar de São José de Piranhas (entidade filantrópica), fundada há 40 anos, passa a se chamar de Autarquia Hospitalar Municipal de São José de Piranhas, entidade jurídica de interesse coletivo e de utilidade pública, com autonomia gerencial, patrimonial, orçamentária e financeira, além de quadro de pessoal próprio, que integra a Administração Indireta do Município.

Durante a reunião o médico Dr. Brasileiro Chegou a se emocionar ao relembrar a trajetória de quatro décadas gerindo o hospital, muitas vezes com dificuldades, mas sempre superando todas as crises. E esse será mais um capítulo que será escrito na história daquela casa de saúde.

Participaram da reunião, além do presidente da Câmara Judivan de Lima e dos vereadores, o prefeito Chico Mendes; o vice Júnior Brasileiro; profissionais de saúde, servidores e ex-funcionários do hospital; a diretoria, representada pelo médico José Lopes Brasileiro e Genycoeli Lacerda; secretários municipais e pessoas da sociedade.

Logo em seguida, o prefeito Chico Mendes anunciou, de forma oficial, o início do funcionamento da Autarquia Hospitalar Municipal de São José de Piranhas, atendendo a população com profissionais de saúde durante o dia, com auxílio dos médicos dos PSFs, inclusive com plantão médico noturno, já a partir daquele momento. O prefeito afirmou também que vai agendar uma reunião, para a próxima semana, com os prefeitos das cidades de Monte Horebe e Carrapateira para propor uma parceria, já que esses municípios também usam os serviços de saúde do hospital. Na ocasião, ele reafirmou que a prefeitura vai reformar todos os 10 Postos de Saúde da Família e possibilitar melhores condições de trabalho e atendimento.

Ao término da sessão, todos saíram em caminhada até o hospital, onde foi declarado o funcionamento. Esse era um anseio da população desde o último ano da administração do ex-prefeito Domingos Neto.

DÁRIO DO SERTÃO com Radar Sertanejo

Recomendado pelo Google: