header top bar

section content

VÍDEO: Secretária cumpre promessa, faz visita a jovem com doença rara em Cajazeiras e garante tratamento

Paula Francinete se comprometeu a amenizar a situação da família colocando à disposição a assistência necessária de todas as secretarias da gestão

Por Jocivan Pinheiro

21/07/2017 às 18h32 • atualizado em 21/07/2017 às 18h48

Como havia prometido durante entrevista a um programa de rádio no último domingo, a secretária de Saúde de Cajazeiras, Paula Francinete, visitou a família do jovem Geziano, diagnosticado com Neurofibromatose há nove anos. Desde que a doença surgiu em Geziano, a vida da família se tornou uma difícil e incessante batalha para manter o tratamento do jovem, que é caro porque envolve exames, radioterapia e cirurgias frequentes para retirada de tumores.

Durante a visita, Dra. Paula se comprometeu a amenizar a situação da família colocando à disposição toda a assistência necessária, não só da Secretaria de Saúde, mas também das demais pastas. A primeira ação concreta já acontece na próxima quarta-feira (26), quando Geziano vai à cidade de Sousa realizar uma ressonância magnética bancada pela secretaria.

“Isso não é favor, é dever. A população paga impostos e esses impostos têm que ser revertidos pra ela. Então vamos trabalhar em conjunto. Já estou encaminhando para outras secretarias para fazerem outros trabalhos com essa família. Dentro do possível, a Secretaria de Saúde está ajudando. Quero compartilhar desse sofrimento e dizer que estou aqui pronta para ajudá-los”, disse a gestora.

VEJA TAMBÉM: Mãe de jovem com doença rara em Cajazeiras volta a clamar por ajuda, e secretária promete visita

Secretária visita a residência de Geziano

Mas esse foi só o primeiro passo. O mais importante é que a secretária colocou à disposição de Geziano um neurocirurgião a custo zero na Policlínica, além de medicação, caso o repasse não aconteça através do Estado.

“Hoje a gente tem que ir até os lares ver as necessidades das pessoas. Isso faz parte de uma nova metodologia. Porque se a gente fica encastelado numa secretaria, a gente vai estar à margem do caminho. Eu prometi que viria e vim com maior prazer, e quero prestar minha assistência, meu carinho, meu respeito à família. Eu quero estar junto para ajudar no que for possível com a Secretaria de Saúde”, frisou Dra. Paula.

Dona Francisca de Souza, mãe de Geziano, disse que a atitude da secretária renovou suas esperanças e trouxe mais alívio. “Eu fico muito mais aliviada porque eu já procurei muita gente e só recebia promessas. As pessoas mais simples, do bairro mesmo, ajudaram muito e eu agradeço demais porque senão eu não tinha conseguido fazer as quatro cirurgias dele no ano passado.”

Há noves anos, Geziano sofre com Neurofibromatose, doença rara e progressiva que provoca o surgimento de tumores pelo corpo que podem prejudicar a coordenação motora e outras funções fisiológicas, por isso ele já não consegue sequer ficar sentado.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: