header top bar

section content

VÍDEO: Prefeitura de Cajazeiras em parceria com HUJB e Ministério da Saúde realiza mutirão de catarata

Na primeira etapa serão atendidas 183 pessoas que há muito tempo aguardavam pelo benefício

Por Jocivan Pinheiro

27/07/2017 às 16h27

A Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras iniciou na manhã desta quinta-feira (27), no Hospital Universitário Julio Bandeira (HUJB), um mutirão de cirurgias de catarata onde serão atendidas nesta primeira etapa 183 pessoas que há muito tempo aguardavam pelo benefício.

O mutirão foi possível após a secretária de Saúde Paula Francinete ir ao Ministério da Saúde em Brasília para viabilizar recursos. Serão atendidas ao todo 364 pessoas entre os meses de julho e agosto desse ano.

“Nós estamos dando luz para quem precisa. Eu tenho dito a eles que a minha alegria é imensa de saber que estou contribuindo para que essas pessoas amanhã já enxerguem melhor, que possam amanhecer o dia vendo o sol nascer bonito e se por bonito”, disse a secretária.

Mônica Paulino, superintendente do HUJB, e Paula Francinete, secretária de Saúde de Cajazeiras

O prefeito José Aldemir também acompanhou de perto os atendimentos e destacou a parceria com a direção do HUJB e o Ministério da Saúde na realização do mutirão.

“Todos juntos, sensíveis e reconhecendo a necessidade dessa ação de política de saúde, estamos vendo a presença de aproximadamente 500 pacientes que nesse mutirão haverão de se submeter a essa cirurgia restabelecendo a sua visão.”

Catarata pode comprometer toda a visão, mas tem cura

Há cerca de dois meses esses pacientes passaram por uma triagem na Policlínica Orcino Guedes e tiveram seus problemas de visão avaliados por especialistas. Nesta quinta, eles foram encaminhados para o HUJB para realizarem as cirurgias de cataratas. Mônica Paulino, superintendente do hospital, destacou a boa estrutura da unidade.

“Foi uma parceria importante e necessária. Atualmente o HUJB possui uma estrutura física bastante apropriada para a realização de determinados procedimentos cirúrgicos. E vislumbrando a possibilidade de contribuir com esse mutirão, a gestão do hospital chegou à conclusão de que poderia ceder o espaço físico para que a Secretaria de Saúde pudesse ter condições mais apropriadas para a condução desses procedimentos.”

A funcionária pública Francisca Lira espera que a cirurgia possa restabelecer sua visão completamente. “Já que veio esse momento, eu vim aproveitar, pois eu tenho o mesmo direito que todo mundo tem e graças a Deus o município está oferecendo”, frisou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: