header top bar

section content

Moradores acionam MP e pedem saúde; Popular oferece doação para famílias não perderem o Bolsa Família

O fato vem acontecendo na região de Cajazeiras, na cidade de São João do Rio do Peixe, onde a comunidade pede socorro.

Por Diário do Sertão

27/07/2017 às 18h16 • atualizado em 28/07/2017 às 00h03

Pretinha chegou a comprar a balança com doação de morador (Foto: Pretinha)

Quatro moradores, entre eles um vereador do Distrito de Bandarra, município de São João do Rio do Peixe acionaram o Ministério Público esta semana para garantir médico, odontólogo e a disponibilização de uma balança ao único Posto de Saúde da Família (PSF) da localidade.

Veja mais!

+ BATENDO CABEÇAS: Assessor da prefeitura de São João do Rio do Peixe ironiza secretário após descumprir “promessa” e declara: “Realmente estão brincando com o povo”. OUÇA!

+ OUÇA: Zé Aldemir elogia oposicionistas de São João do Rio do Peixe e declara: “Estou de braços abertos”

Com cerca 1800 moradores e distante 32 kms da sede do município, a população de Bandarra padece sem atendimento há seis meses, segundo o termo de declaração feito pelos moradores ao MP.

A moradora Maria Josélia de Sousa (Pretinha) explicou nesta quinta-feira (27), a reportagem do Diário do Sertão que “uma dentista esteve na localidade, mas atendeu apenas três vezes” e não mais retornou.

A moradora esclareceu que a população é carente, precisa de atendimento médico e de odontólogo, e por ser distante da cidade nem todos tem condições financeiras para se deslocarem para uma consulta na sede do município.

Ao Ministério Público os declarantes alegaram ter procurado o secretário de Saúde do Município, Pedro Henrique, mas ele teria informado que o município não teria profissionais de saúde para atender a comunidade.

Balança
Ao MP os denunciantes explicaram que o PSF está sem balança para a pesagem das crianças, que é uma exigência do Programa Saúde da Família, e um morador, identificado por Anderson Pereira de Sousa se dispôs a comprar o equipamento no mercado local e fazer uma doação ao posto de Bandarra, mas o secretário de saúde teria informado que a balança doada seria levada para o PSF que estivesse com maior necessidade.

Com essa resposta do secretário, a balança não foi doada e Pretinha alegou que a recusa para o recebimento do equipamento doada por um popular se deveu a “politicagem” que existe no município.

“Passou dois meses sem essa balança. A gente cobrava e não vinha. Eles alegam politicagem, mas nosso Distrito sofre muito, mas não vai mais porque Pretinha da Bandarra está aqui e só Deus pra calar ela”, declarou a moradora.

Ouça áudio!

E mais
Outro morador da comunidade, identificado por Francisco (Tita de Nacinha), usou o aplicativo de mensagem para cobrar a balança diretamente ao prefeito Aiton Pires (PP): “Airton, crie vergonha homem, mande uma balança para o Posto da Bandarra que faz dois meses que a gente está querendo pesar a minha menina. As vezes a gente vai [sic] perder o Bolsa Família porque não tem uma balança”, disparou o morador.

Ouça áudio!

O outro lado
A redação do Diário do Sertão tentou ouvir o secretário de saúde do município, mas as ligações não foram atendidas.

O Diário do Sertão ouviu o secretário de comunicação, Cazuza Neto, que informou não ter conhecimento do documento gerado no MP, mas garantiu que o problema da balança foi solucionado, porém não soube precisar quando o equipamento foi entregue ao PSF. Quanto a falta de médico, ele confirmou que o distrito está sem atendimento, pois o médico que atendia Bandarra foi fazer Residência Médica e a odontóloga, segundo o secretário se ausentou do trabalho, e alegou dificuldade em contratar profissionais médicos, especialmente após a exigência de 40 horas de trabalho.

O secretário disse que a prefeitura está tentando contratar esses profissionais para atender a população e está tomando todas as providências para regularizar a situação

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: