header top bar

section content

Semana Mundial de Aleitamento Materno da Maternidade de Patos terá atividades em municípios da região

Além de Patos, as ações acontecerão também em Catingueira, Santa Luzia, Quixaba e Pombal, e incluirá atividades educativas e palestras.

Por Diário do Sertão

29/07/2017 às 14h07

O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer.

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, já definiu a sua programação dentro da XXV Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece entre os dias 1º e 9 de agosto, cujo tema, este ano, é “Amamentar. Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você”. Além de Patos, as ações acontecerão também em Catingueira, Santa Luzia, Quixaba e Pombal, e incluirá atividades educativas e palestras.

“O objetivo é levar às gestantes da região informações sobre a importância da amamentação e da doação de leite excedente, para estimular a doação”, disse a coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino. A programação começa em Patos, no dia 1º de agosto, às 8h, na sede do Banco de Leite Humano Drª Vilani Kehrle, com uma palestra da técnica de enfermagem e assistente social Rubenya Rubia para um grupo de gestantes de pré-natal de alto risco. À tarde, a partir das 14h, será realizada outra palestra, na sede da Secretaria de Saúde de Catingueira, para gestantes da atenção básica daquele município.

a quarta-feira (2), as ações acontecem pela manhã, a partir das 9h, na sede do Cras de Santa Luzia, para as gestantes atendidas pelas equipes da Atenção Básica daquela cidade. Na ocasião, a bioquímica do Banco de Leite de Patos, Faldrecya Borges, e a enfermeira Suzy Anne Valentim, falarão sobre os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. À tarde, as gestantes da Atenção Básica de Patos participarão da mesma palestra, desta vez, com a nutricionista Silvania Rodrigues e a coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino.

Na quinta-feira (3) pela manhã, a partir das 8h, a ação será direcionada às gestantes de pré-natal de risco de Patos, que terão a oportunidade de aprender e tirar dúvidas sobre aleitamento, durante uma palestra proferida pela enfermeira Tereza Lucena e pela técnica de enfermagem, Rubenya Rubya, no auditório do Banco de Leite de Patos. À tarde, a programação acontece na cidade de Quixaba, na sede da Unidade Básica de Saúde, a partir das 14h. A palestra, direcionada para as gestantes da Atenção Básica, será proferida por Joana Sabino e Faldrecya Borges.

O grupo de gestantes ‘A roda amor d’Doula’ será o público alvo das atividades do dia 4, que acontecem somente à tarde, a partir das 14h, com uma palestra no auditório do Banco de Leite de Patos, feita por Joana Sabino e Faldrecya Borges. Na segunda-feira (7), as atividades serão retomadas, a partir das 9h, no Hospital e Maternidade de Pombal, com uma palestra direcionada às gestantes da Rede Cegonha, feita por Joana Sabino e a técnica de enfermagem, Edilma Alves.

As atividades serão encerradas na quarta-feira (9) com a palestra ‘Manejo clínico da lactação’, dirigida para a equipe de saúde do sistema prisional feminino de Patos. A palestra será conduzida pela bioquímica Faldrecya Borges e pela nutricionista Silvania Rodrigues.

Sobre o evento – A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, do nome em inglês) e acontece em 170 países, com a meta de aumentar os índices de aleitamento materno. Na Paraíba, toda a rede, formada por pelos bancos de leite Anita Cabral e Dra Zilda Arns, em João Pessoa; Merijane Claudino da Silva, em Guarabira; Banco de Leite do ISEA, em Campina Grande; Banco de Leite Humano de Cajazeiras e o Banco de Leite Drª Vilani Kehrle, que funciona num prédio anexo à Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, realizam ações na Semana. Os contatos de toda rede, com postos e bancos de coleta, estão no site do Governo do Estado, no link http://static.paraiba.pb.gov.br/2013/09/Rede-Paraibana-de-Bancos-

Assessoria

Recomendado pelo Google: