header top bar

section content

VÍDEO: Jovens estão sofrendo mais de hipertensão arterial; médica de Cajazeiras dá dicas de tratamento

Ana Valéria destacou o número elevado de pessoas que sofrem de hipertensão arterial e procuram a UPA com quadro clínico agravado

Por Jocivan Pinheiro

05/12/2017 às 14h32

Mensalmente, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras realiza milhares de atendimentos à população. Mas alguns pacientes têm chamado a atenção da médica plantonista Ana Valéria.

Em conversa com nossa reportagem, ela falou sobre o número elevado de pessoas que estão sofrendo de hipertensão arterial e procuram a UPA com quadro clínico agravado.

VEJA TAMBÉM: Conheça os alimentos que são aliados da saúde do cérebro

Recentemente a UPA de Cajazeiras comemorou quatro anos de funcionamento, e na oportunidade a médica fez alguns alertas sobre a hipertensão arterial.

Segundo ela, essa é uma doença silenciosa, mas pode apresentar subitamente um quadro que leva a graves lesões. Os principais sintomas são dores de cabeça, tontura e dores no peito.

Ana Valéria atende na UPA de Cajazeiras

Ana Valéria alerta para os fatores de risco que podem ocasionar hipertensão arterial, entre eles a obesidade, histórico familiar, consumo excessivo de sal e hábitos de vida que prejudicam a saúde.

Esse último fator explica por que a hipertensão arterial é cada vez mais comum em jovens. Mas a médica dá dicas de tratamento e controle da doença.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: