header top bar

section content

Para ganhar músculos, gema do ovo é fundamental na alimentação, aponta estudiosos

Segundo pesquisadores, as gemas possuem proteínas e outros nutrientes, que não estão presentes nas claras

Por Campelo Sousa

25/01/2018 às 08h34

Gema mole: quem resiste? (Foto: Reprodução/ Instagram)

Já está pensando no que pedir de almoço? Se você quer ganhar músculos, vá de omelete. Mas nada de pedir a opção que leva apenas as claras dos ovos (não se você está de olho no ganho de massa muscular). Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, descobriram que a ingestão de ovos inteiros é melhor para a síntese proteica do músculo após a realização de atividades físicas.

O estudo, publicado em dezembro no American Journal of Clinical Nutrition, conclui que a resposta pós-treino de construção muscular é 40% maior de quem consome uma quantidade equivalente de proteína apenas de clara de ovo. “O estudo mostra como o perfil dos aminoácidos contidos numa determinada porção de proteína – seja vindo de alimento ou suplemento -, além da presença de nutrientes que participam como cofatores e catalizadores do processo, é importante para a síntese de proteína.

Porém, o resultado final dependerá da nutrição diária como um todo, além de outros fatores como o treino adequado e o sono regular”, explica Francisco Tostes, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), especialista em emagrecimento e medicina do esporte.

Os dados foram obtidos com homens jovens que, imediatamente após a prática de exercícios de resistência, comeram ovos inteiros ou apenas claras com 18 gramas de proteína. O trabalho foi feito com medição dos níveis de aminoácidos no sangue e nos músculos dos participantes. Tanto as amostras, quanto a biópsia muscular foram analisadas antes e depois das atividades. Segundo os pesquisadores, as gemas também possuem proteínas e outros nutrientes, que não estão presentes nas claras, e que aumentam a capacidade de utilização pelos músculos.

O trabalho sugere que a ingestão de proteína em sua matriz natural é mais benéfica do que o consumo realizado por outras fontes isoladas. Esses dados podem sinalizar uma nova dinâmica para o anabolismo muscular (ganho de massa muscular). “O estudo ressalta o fato de que nenhum suplemento irá mimetizar de uma forma perfeita o alimento.

Talvez, a tentativa do estudo, ao fazer esse comentário, seja estimular o consumo consciente dos suplementos, fazendo essa indicação apenas quando de fato não for alcançado através da alimentação a cota para o indivíduo”, defende o médico. “Lembrando que essa recomendação é individualizada, devendo respeitar gênero, idade, grau de atividade física e eventuais questões clínicas, como alergias alimentares e colesterol alto”.

GQ

Tags:
Recomendado pelo Google: