header top bar

section content

Emoções e doenças: estado psicológico pode influenciar o aparecimento ou a piora de doenças

Sabe-se que o estado psicológico pode influenciar o aparecimento ou a piora de doenças, no entanto, o mecanismo pelo qual isso acontece ainda é desconhecido

Por Veja

01/02/2018 às 09h39

Estresse no trabalho é uma das causas (Foto: IStock/Getty Images)

É um entendimento comum o fato de que nosso estado psicológico pode influenciar o aparecimento ou a piora de doenças. Alguém que adoece com frequência por estresse, alguma doença que se desenvolveu após um evento traumático (como a perda de um ente querido, de um animal de estimação) etc. Estas e outras situações fizeram com que o campo da neuroimunologia tenha se desenvolvido.

Estas situações corriqueiras pressupõem que de alguma forma o cérebro informa o sistema imune de sua situação. No entanto, a maneira como o cérebro o faz é ainda desconhecida. Obviamente, envolve a liberação e entrega de substâncias específicas, mas quais e como ainda são perguntas sem resposta.

Pesquisadores da Universidade de Virginia (EUA) relataram recentemente que é alta a probabilidade de que o sistema imunológico receba informação a partir do cérebro pelo sistema linfático. O sistema de vasos linfáticos não carrega sangue, mas sim linfa, e tem uma distribuição diferente da rede de vasos sanguíneos.

Se este tipo de achado puder ser replicado, as conclusões poderão ser relevantes, pois permitiriam que a relação entre o cérebro e o sistema imune seja estudada de uma maneira mais coerente e organizada. Isto poderia ter implicações em qualquer patologia, neurológica ou não, que tenha um componente imunológico, e poderia abrir novas avenidas para o tratamento das mesmas.

Fonte: Veja - https://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico/emocoes-e-doencas/

Tags:
Recomendado pelo Google: