header top bar

section content

VÍDEO: População aprova projeto de faculdade que realizou atendimentos médicos no carnaval de Cajazeiras

Ao lado do corredor da folia, faculdade montou um ônibus com toda a estrutura necessária para realizar atendimentos de urgência aos foliões

Por Jocivan Pinheiro

14/02/2018 às 18h03 • atualizado em 17/02/2018 às 19h51

Um projeto de extensão do curso de Medicina da Faculdade Santa Maria possibilitou que os alunos pudessem aprender na prática e ao mesmo tempo atender às necessidades médicas da população durante as festividades do carnaval de Cajazeiras.

Ao lado do corredor da folia, a FSM montou um ônibus com toda a estrutura necessária para realizar atendimentos de urgência e emergência aos foliões. A população aprovou a ideia.

VEJA TAMBÉM: Faculdade de Cajazeiras faz parceria com o Estado e vai instalar complexo de delegacias

Diariamente uma equipe composta por um(a) médico(a), de um(a) a três enfermeiros(as), um(a) técnico(a) de enfermagem, membros da Prefeitura e alunos(as) de Medicina da FSM que fazem parte da ESUR (Equipe de Suporte à Urgência e Resgate) realizaram atendimentos com apoio do SAMU e do Corpo de Bombeiros.

“O nosso principal objetivo no plantão de carnaval é justamente desafogar todo o sistema de saúde que a gente porta, como a Unidade de Pronto Atendimento [UPA] e o Hospital Regional de Cajazeiras, de modo que a gente não superlote esses dois locais e consiga fazer um atendimento de qualidade para todos os foliões da cidade”, explica Yarlen Siebra, um dos presidentes da ESUR.

Equipe que faz parte do projeto

Os alunos do curso de Medicina da Faculdade Santa Maria também aprovaram o projeto de extensão tendo em vista que é um aprendizado que alia o conhecimento teórico com a prática.

“Esse projeto vem se somar à vivência dos estudantes de Medicina da Faculdade Santa Maria com um suporte de treinamento impecável para a área de urgência e emergência. A gente fica vivenciando todo esse aprendizado juntando a parte teórica e colocando aqui em prática”, destaca o estudante Anderson Sá.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: